menu_topo

Glossário de Física

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br 

— B —

bar. A unidade oficial de pressão é o pascal (Pa), onde 1Pa = 1 N/m2. Para fins práticos usa-se, freqüentemente, a unidade bar onde 1 bar = 105 Pa = 10 N/cm2. Ainda existe a atmosfera (at) onde 1 at = 1 kgf/cm2 ~ 0,981 bar.

barômetro. Um dispositivo para medir a pressão da atmosfera. Manômetros são medidores de pressão em geral; notadamente para gases confinados.

batimento. A condição na qual duas ondas sonoras determinam uma elevação na intensidade de um som seguido de um intervalo de silêncio comparativo.

bétatron. Um dispositivo que acelera elétrons. O enrolamento secundário de um transformador é substituído por um tubo de alto-vácuo no qual elétrons de incandescência são liberados. Em cada semiperíodo da corrente alternada, os elétrons são acelerados e simultaneamente mantidos em trajetória circular por um campo magnético. Com 106 rotações, aproximadamente, chega-se ao máximo de 300 MeV de energia.

binárias eclipsantes. Estrelas duplas que giram uma em redor da outra, na linha de visão que parte da Terra.

binário. Duas forças paralelas de mesmo módulo, que atuam em sentidos opostos mas não na mesma linha de ação.

biofísica. O estudo da relação das coisas vivas com o espaço, o tempo e a massa-energia.


Próxima consulta:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y W Z

Se o amigo encontrar erros e avisar, poderemos consertar. Se encontrar e ocultar, muitos outros, como eu, continuaremos a errar! < leobarretos@uol.com.br >.

TOPO DA PÁGINA | HALL  
Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2008 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados
ESTATÍSTICA

acessos
Nova pagina 1