menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

    

 ;  

Histórico do “Feira de Ciências”

 

por   Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

O site Feira de Ciências, com endereço e domínio próprios, nasceu para suprir um segmento paradidático, cujo título é praticamente inexistente na Literatura Nacional pertinente e na WWW-Br. Trata da vivência experimental dos conceitos científicos, bastante negligenciada ao nível de ensino básico e médio.

Nos seu tempo de escola média, o autor foi privilegiado. Cursou Colégios Estaduais --- que, à época, seguiam o Modelo Europeu para o Ensino --- como o "Dr. Paraíso Cavalcanti", em Bebedouro e "Pres. Roosevelt", na capital paulista, ambos dotados de amplos e equipados laboratórios, nos quais, em aulas semanais, pode observar ‘ao vivo e a cores’ o desenvolvimento de experimentos científicos em Física, Química e Biologia. Primeiro o fenômeno era evidenciado em laboratório, depois estruturado em sala teórica, culminando com sua roupagem matemática.

Tal privilégio estendeu-se em nível de cursinho, ao freqüentar o "Curso Di Tullio", onde as aulas de laboratório eram rígidas, pontuais e sobejamente desenvolvidas pelos respectivos professores. 
O Prof. T.N.O. Folmer-Johnson ministrava as aulas experimentais de Física, um saber e didática que predominou na cultura do autor. Nessa época exigia-se a parte experimental nos exames vestibulares, além dos exames escrito e oral.

O Prof. Léo - Luiz Ferraz Netto -, então formado em Física e já preparando seu Mestrado, dedicou-se à experimentação, desenvolveu equipamentos científicos e trabalhos didáticos nessa área, publicando o Manual das Feiras de Ciências e Trabalhos Escolares. Participou vários anos dos programas de TV Educativa (TV-Cultura), enquanto trabalhava no Centro de Pesquisa e Tecnologia da Rede Objetivo e Laboratório de Demonstrações do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Seu laboratório particular, hoje na cidade de Barretos, é reconhecidamente um dos maiores e mais completo laboratório de demonstrações, particular (pessoa física), do Brasil.

O site em destaque é produto disso tudo. Este, apresenta-se dividido em Salas de Exposições; 24 Salas na implantação básica e outras a serem acrescentadas em 2002, dentre as quais - Perpetuum Mobile.

Nascido para divulgar Ciência aos nossos jovens, tal site abrange toda a grade curricular do ensino básico e médio através de experimentos científicos expostos com o detalhe necessário ao desenvolvimento do conceito em questão. Detalhado, mas não suficientemente ‘completo’, a ponto de ser simplesmente copiado pelo aluno e apresentado aos demais, em Feiras, Exposições e Trabalhos Escolares, como produto final. As literaturas pertinentes sempre são recomendadas e muitas delas fazem parte do site. O aluno é permanentemente encorajado a aprofundar-se mais e mais, vencer novas etapas e a aventurar-se em ‘campo minado’.

O site estimula as Escolas na implantação de seu próprio laboratório  e nas atividades das Feiras de Ciências. Projetos de construção caseira predominam nos trabalhos apresentados. Vez por outra, envereda-se pelo campo teórico, pelas histórias das ciências e pela filosofia científica.

A Sala 01 desse site, oferece subsídios importantes para as Exposições e Feiras de Ciências comentando, sua história, o modo de organizá-la, como apresentar os trabalhos científicos, o comportamento numa Feira, as regras e os juízes, culminando por apontar os erros mais comuns cometidos nas tradicionais Feiras de Ciências.

A Sala 02 destina-se aos alunos e professores do ensino básico. Atualmente conta com 100 trabalhos envolvendo: os astros, os movimentos, as forças, o som, a luz, o calor e a eletricidade. Nessa Sala dá-se destaque especial aos Relatórios de trabalhos que os alunos devem apresentar, numa nova roupagem, compatível com a idade, sem perder a visão do método científico.

Há Salas exclusivas para Aparelhos Especiais, para Cinemática, Dinâmica, Estática etc., indo até a Eletrônica básica. Há Salas com Sugestões Didáticas para os professores, com Artigos e com Textos Selecionados. Há Sala exclusiva com sugestões, em forma de fichário, para os Laboratórios de Física já montados em Escolas e Faculdades.

Em meados de 2001 o autor incluiu uma Sala (23) sobre Ciências Nucleares destinada a alunos do ensino médio. A Relatividade não foi esquecida; há até um protótipo experimental com título provisório: ‘um modelo newtoniano para explicar a relatividade einsteniana”.

O site prossegue em desenvolvimento, função do ‘feedback’ daqueles que dele se aproveitarem. Atualmente já chegamos até a Sala 27, com o Artesanato Científico, uma exclusividade em termos de WEB.

Espera-se um retorno expressivo por parte de nossos jovens e professores, uma vez que, tal título e finalidade são exclusivos na Internet Brasileira.

                                              Luiz Ferraz Netto ®

O Copyright do “Feira de Ciências” está reservado para “Luiz Ferraz Netto” e seu conteúdo está protegido pela Lei de Direitos Autorais.

"É estritamente proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos deste site em outros sites, em livros ou publicações comerciais, sem prévia autorização, por escrito, do autor. Alunos e Professores têm livre acesso para seu uso em sala de aula e exposições."

Busca no Feira de Ciências

Google

Busca no Feira de Ciências

Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1