Opiniões e Comentários sobre o Site

Primeiro

Vivemos em um Mundo em transformação e em um País em crise. Este é o motivo pelo qual, mais do que nunca, é preciso valorizar a Ciência. A aventura do pensamento ocidental, que começou na Grécia e chegou aos grandes desenvolvimentos tecnológicos e científicos anuais, foi baseada em um procedimento que aliou o conhecer e o experimentar, verificando hipóteses e estabelecendo teorias. Ao longo desta trajetória, o pensamento humano derrubou mitos, aperfeiçoou formas sociais e econômicas. Aconteceram grandes progressos nas áreas de saúde e das humanidades e, se hoje ainda restam muitas injustiças, só conseguiremos superá-las acreditando no Homem e no seu Saber, do qual a Ciência faz parte.

Em nosso meio, o ensino de Ciência nas escolas de Ensino Básico e Médio, não vai bem e, de certa forma, regrediu, depois de alguns significativos avanços nas décadas de 60 e 70.

Entretanto, uma atividade interessante - a Feira de Ciências - tem sido muito bem acolhida por escolas, professores e estudantes. Sua implantação e desenvolvimento têm seguido trajetórias peculiares e autóctones, mas poucos docentes têm se permitido a escrever sobre o tema, fornecendo subsídios ou avaliando efetivamente seu impacto.

Movido por feliz inspiração, Luiz Ferraz Netto, o muito conhecido Professor Léo, acaba de organizar este 'Site', expandindo o seu Manual de Feiras de Ciências. Toda a sua experiência de mestre e experimentador está sendo transposta para essas páginas. Muitos anos de compreensão do aluno. Uma enorme habilidade em construir equipamentos, dos simples aos sofisticados, a partir de material disponível em nossas lojas.

No século passado, as Academias de Ciências organizavam sessões públicas nas quais os últimos achados eram exibidos em demonstrações bem montadas, Este hábito - que nunca foi praticada no Brasil - está perdido e mesmo o conteúdo demonstrativo dos textos escolares brasileiros, que prevaleceu até os anos 60, foi abandonado. Entretanto, o entendimento do comportamento dos fluidos ou da eletricidade será muito facilitado se o aluno puder ver em ação uma fonte de Heron ou uma bobina de Ruhmkorff. Construir estes dispositivos fica muito fácil depois de ler as detalhadas explicações do Professor Léo.

A SALA 01 apresenta dicas para a organização da feira, se estendendo da escolha do tema à montagem dos estandes. O importante é que tudo guarda muita simplicidade e eficiência de construção, tudo é factível e está dentro da capacidade de qualquer instituição escolar brasileira, mesmo a que se julgue mais simples e pouco aquinhoada. Ao longo dos demais Salas de Exposições, fontes de alimentação, experimentos em eletricidade, em cinemática, em estática, em dinâmica e em hidrostática estão colocados ao alcance do estudante dentro de uma seleção adequada e relevante. O aluno dedicado certamente poderá dar seu toque pessoal na montagem e apresentação, usufruindo ao máximo dos benefícios desse 'site'.

As Feitas de Ciências se encaixam no contexto do ensino não formal, preciosa ação complementar do processo educacional o qual somos grandes entusiastas. Poder levar informação aos alunos e ao grande público é um objetivo importante, porque a Ciência faz pane da formação do cidadão culto, uma espécie sem a qual o Brasil não progredirá. Este valioso trabalho pioneiro do Professor Léo não se resume à importante coletânea de experimentos relevantes e ao fornecimento de meios para sua viabilização. É uma contribuição para a prática do ensino não formal - através das Feiras de Ciências - dentro das perspectivas de aprimoramento constante.

José Atílio Vanin 
Instituto de Química 
Universidade de S. Paulo

 

Segundo

No ensino básico e médio, as aulas expositivas de Ciências precisam ser complementadas pela exibição concreta dos fenômenos em foco. Há decênios o ProL Luiz Ferraz Netto, dotado de excepcional talento para montagens experimentais simples e ainda assim de espetacular efeito instrutivo, vem desenvolvendo e aprimorando aparelhos e equipamentos visando a "abrir a cabeça" do aluno. O presente trabalho do autor é fonte rica de ensinamentos para os alunos e de inspiração para os professores, Se bem que o programa de Ciências é necessariamente restrito aos fundamentos, a concretização experimental dos fenômenos em estudo é possível de inúmeros modos, entre os quais é preciso escolher os que se destacam pela economia de recursos, clarezas das relações entre os fatores relevantes e vigorosa penetração na consciência inteligente do aluno.

A presente obra, exposta do site www.feiradeciencias.com.br  é complemento valioso para os livros-texto e para as aulas expositivas, e frutificará fecundamente na assimilação da matéria programada.

Tore Nils Olof Folmer Johnson
Ex-professor de Física em colégio,cursinho
e escolas superiores de
Engenharia

 

Terceiro

As participações do aluno nas aulas teóricas de Física se enriquecem quando ele vivencia experimentalmente o assunto em estudo. Reciprocamente, ao realizar um experimento o aluno é motivado a adquirir os conhecimentos teóricos que explicam os fenômenos observados.

O Site www.feiradeciencias.com.br , baseado na coleção Manual das Feiras de Ciências elaborada pelo professor Luiz Ferraz Netto, vem de encontro a esta filosofia. Descreve de modo simples, utilizando muitas vezes objetos do cotidiano,  um número muito grande de experimentos que abrangem praticamente todas as partes da Física. Em particular, fiquei maravilhado com o aproveitamento dado às garrafas plásticas de refrigerantes, na Sala de hidrostática . Merece destaque a Sala 17, com Sugestões em Didática Escolar, que consiste numa série de temas selecionados, expostos no agradável estilo das divulgações científicas, cuja leitura é recomendável a todos que militam no campo das ciências exatas.

O 'site' é uma obra inovadora, de consulta obrigatória, por alunos e professores, para colheita de sugestões para Trabalhos Escolares e Feiras de Ciências.

Dotado de grande habilidade experimental, aliada a um profundo conhecimento teórico, o professor Luiz Ferraz Netto (Léo) tem auxiliado muitos professores e alunos no aprimoramento de seus conhecimentos científicos.

A elaboração de montagens experimentais, durante o ano letivo e posterior apresentação nas Feiras de Ciências, estimula e facilita o aprendizado do aluno. Por isso, esse trabalho se reveste de fundamental importância. Certamente, será um complemento eficiente aos livros de teoria e exercícios existentes,

Nícolau Gílberto Ferraro
Engenheiro - USP
Professor de Física
Co-autor dos Fundamentos da Física

 

Quarto

De: Ernst W. Hamburger <ehamburger@eciencia.usp.br>
Para: <leobarretos@uol.com.br>
Cc: Ernst Wolfgang Hamburger <ehamburger@eciencia.usp.br>
Assunto: feiradeciencias.com.br
Data: sexta-feira, 30 de junho de 2000 17:53

Caro Leo, 
Parabéns pelo site feiradeciencias! Está muito interessante! Comecei a ler o pássaro sedento, gostei muito. Também de outros itens. Um grande abraço Ernesto

Prof. Dr. Ernst W. Hamburger
Físico - IFUSP
Coordenador da Estação Ciência

 

Quinto

De: <carfranc@sercomtel.com.br>
Para: <leobarretos@uol.com.br>
Assunto: gostei
Data: quarta-feira, 14 de junho de 2000 20:26

Londrina 14 de junho de 2000

Prezado Prof. Léo

Sou prof. eng.civil , adorei seu site !!!! Achei até agora o melhor da área em língua portuguesa .... Ainda bem que pessoas como você existem , pois desta área era muito difícil obter informações deste tipo.... Caso consiga lhe enviarei algumas dicas boas na área de projetos eletrônicos.

Marcelo Pagotto Carneiro

 

Sexto

De: luesi <luesi@uol.com.br>
Para: <leobarretos@uol.com.br>
Assunto: Parabéns
Data: segunda-feira, 3 de julho de 2000 09:13

Parabéns Professor Luiz, o material que consegui através deste site é excelente!
Passo horas lendo os artigos , os experimentos, etc.  Estou montando um gerador Van der Graaf nas férias de Julho. Peguei algumas dicas suas. Assim que montá-lo, enviarei algumas alternativas de materiais. Desculpe, não pretendo ensinar o Pai Nosso ao vigário, a intenção é apenas divulgar alternativas. 
Continue com este maravilhoso trabalho que a Ciência agradece e nós professores também. 
Muita Paz.
Prof.: Lula

Sétimo

De: Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos <cfabiano@convoy.com.br>
Para: <leobarretos@uol.com.br>
Assunto: Movimento dos elétrons nos fios
Data: quinta-feira, 13 de julho de 2000 20:11

Caro Prof. Leo,

Quero antes de mais nada parabenizá-lo pelo site, cujo conteúdo e rico e demonstra uma fascinante profusão de idéias.
Pretendo realizar vários dos experimentos sugeridos.
............. segue sugestões ..............
Um abraço e escreva-me respondendo!



Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
Faculdade de Ciências - UNESP - Campus de Bauru
cfabiano@convoy.com.br

 

Oitavo

De: <webMáster@chupim.com>
Para: <buzz_le@hotmail.com>
Assunto: RES: SOCORRO
Data: terça-feira, 6 de junho de 2000 02:47

Caro amigo, como o prazo de seu pedido de socorro estará se esgotando hoje,
recomendamos o site abaixo onde poderá adquirir informações sobre física e o
Princípio da Garrafa Térmica.

www.feiradeciencias.com.br

Qualquer problema contate o professor Léo, que o mesmo poderá lhe ajudar

Um Grande Abraço,
Equipe do Chupim

Nono

Caro Léo Parabéns pelo material do site FEIRA DE CIÊNCIAS. Trabalho há quinze anos com F.C. Minha dissertação de Mestrado versa sobre o tema, em especial no Mercosul. Ministro cursos sobre F.C., na ótica da elaboração dos projetos. Será um prazer divulgar seu site. Abraços, Arlindo

Décimo

Primeira mensagem:
-- Bom Dia Professor, Visitei o seu site mas não encontrei um assunto acessível para crianças de 4 série Sou mãe de uma delas e estou auxiliando para a pesquisa de um assunto para a Feira de ciências do Colégio.O Senhor poderia indicar algum. Obrigado. Viviani.
Segunda mensagem:
Agradecimentos. Bom Dia Professor. Agradeço muito, mas muito mesmo a sua atenção, Foi a única resposta que obtive nessa minha pesquisa, sobram "professores" mas faltam "mestres" como você. Por este fato acho que as vezes recorrerei ao seu site ou e-mail para ajudar minha filha, Obrigado pelo seu cumprimento e o mesmo retribuo a sua atenção. Continue pesquisando, tudo é válido neste sentido, prescisamos de muita extensão nos conhecimentos da educação, principalmente na Base desta estrutura, que é esta meninada com "fome" de aprendizado. Muito Obrigado, Bom dia. Viviani.

Décimo Primeiro

Olá professor Luiz Ferras Netto Meu nome é Júdice e sou professor de Física em escolas de Belo Horizonte. Nesta manhã de domingo tive a felicidade de descobrir seu site na internet. E venho, através deste e-mail, parabenizá-lo pela organização, riqueza de conteúdos, facilidade de "navegação" e outras boas características do seu site Feira de Ciências. Quero aproveitar a oportunidade para lhe comunicar que na próxima aula estarei indicando o seu site para meus alunos. Pois nós estamos tentando organizar uma feira de Ciências na escola e tenho certeza que o material que encontrei lá poderá ajudá-los de verdade. Ainda na onda de aproveitar as oportunidades, gostaria de lhe pedir autorização para trabalhar, com meus alunos, o artigo Frio... calor... suor... (da sala 18). Posso reproduzi-lo para uso interno na escola? Desde já agradeço sua atenção e o parabenizo, mais uma vez, pela iniciativa. Um abraço, Júdice

Décimo Segundo

Gostaria que mandasses para minha filha que está na 4ª algumas experiências compatíveis com a idade dela (9 anos) pois terá que apresentar na multi-feira que se realizará no colégio. A feira se realizará em outubro. Temos uma certa urgência.

Contando com sua colaboração agradeço

Ana Lúcia Grandi de Abreu

Rua Fermino Minghelli, 2462 Fundos - Bairro Panazzolo - 95080-440 Caxias do Sul RS

Minha filha Talita Grandi de Abreu

-----------------------------------------------

1a. resposta

-----------------------------------------------

Oi Talita,

agradeço a mensagem e a visita ao site www.feiradeciencias.com.br 

Como pode ver, o site, por enquanto destina-se a alunos do nível básico e médio. O ensino fundamental (1a/4a série), pode crer, é realmente mais trabalhoso de se fazer. Primeiro por necessitar de um extremo cuidado com a
linguagem accessível à faixa etária e a seguir os cuidados com a conceituação do tema específico em questão. Infelizmente os professores do ensino fundamental não têm essa preocupação e 'jogam' as coisas em cima da
meninada sem o mínimo de cuidado. Claro, nisso há exceções.

Estou me preparando e estudando muito para ver se consigo condições para expor uma seqüência de trabalhos para essa meninada do ensino fundamental.
Todo cuidado é pouco. Não sei se conseguirei, mas assim que tiver uma certa segurança farei uns ensaios a respeito. Aguardemos.

Em particular, cumprimento-a por participar tão de perto com a Educação do jovem.
Abraço
Léo
-------------------------------------------------

2a. resposta

-------------------------------------------------

Oi Ana,

Pensando na Tyalita, hoje pela tarde aventurei-me num trabalho para 4a. série. É uma tentativa. Espero que atinja o objetivo.

Segue anexo. Salve os anexos numa mesma pasta (qualquer uma serve) e depois dê duplo clique sobre o "Conversões de energia_final.htm", nessa pasta.

Abraço,

Léo

Nota: seguiu anexo do trabalho e das figuras

---------------------------------------------------

2a. mensagem

--------------------------------------------------

Fiquei muito contente ao receber seus e-mails. É difícil alguém se dispor a ajudar assim tão prontamente.

Eu e a Talita ficamos muito agradecidas pela sua preocupação em nos ajudar.

Espero poder nos comunicar em breve.

A Talita vai tentar fazer a experiência e logo daremos o resultado.

Um forte abraço e mais uma vez muito obrigada.

Ana Lúcia e Talita

--------------------------------------------------

Décimo Terceiro

Prof. Luiz Ferraz Neto, parabéns pelo site que ficou demais, tem me ajudado muito, sou Valdir, professor da rede pública de ensino aqui em Osasco, terminei o curso de licenciatura em física na metade do ano no Mackenzie e gostaria de saber por que estou levando choque sempre que entro em contato com algum metal! OBRIGADO !
---
Oi Valdir, agradeço a mensagem e a visita ao site www.feiradeciencias.com.br Coloque entre seus favoritos e divulgue entre seus amigos. Nossos jovens agradecem. Nessa época do ano, frio e seco, o simples fato de andar sobre um tapete ou carpete ou até o atrito do vento contra suas roupas determinam um alto grau de eletrização. Seu corpo ficando eletrizado haverá uma descarga para a terra assim que vc tocar em algo. Experimente segurar um dos terminais de uma lampadinha néon (NE2) entre dois dedos e esfregar o pé no tapete ... depois encoste o outro terminal da lâmpada numa maçaneta ou janela etc. Veja como a lâmpada pisca no momento do contato acusando uma passagem de corrente elétrica. Visite-nos e contate-nos para qualquer eventualidade, Abraço, Léo leobarretos@uol.com.br

Décimo Quarto

Olá Prof. Léo. Estive visitando a sua página e achei o máximo. A tempos vinha procurando uma página que pudesse me ajudar nas minhas aulas de Física. Sou professora de Física há 3 anos, mas sempre lecionei no Estado de São Paulo, então nunca exigiram muito de meus conhecimentos. Sou formada em Matemática pela Universidade de São Paulo, e atualmente estou lecionando Física em um colégio particular e eles estão montando uma Feira de Ciências. Meus alunos já tiveram algumas idéias e vendo o conhecimento que o sr. tem com Feira de Ciências, resolvi abusar um pouquinho desses conhecimentos. Um grupo está querendo fazer um Trem magnético. Não tenho nenhuma informação sobre esta experiência. Estou pesquisando mas não estou encontrando. Será que o sr. poderia me ajudar? Pode ser em algum site ou em algum livro. Desculpe-me por incomodá-lo e obrigada. Se puder me ajudar, lhe serei muito grata. Obrigada. Patrícia.

Décimo Quinto

Prezado Luiz Ferraz, Sou mestrando da Unicamp em Biologia e gostaria muito de participar do site Feira de Ciências. Sendo assim, gostaria de enviar um currículo e algumas idéias de relatórios e serviços que poderia estar prestando. Por favor, entre em contato sinalizando se é ou não interessante que eu encaminhe minha proposta. Grato pela atenção, Tiago Duque Estrada - temde@obelix.unicamp.br

Veja mais opiniões sobre o site

clique na bolinha



O Copyright do “Feira de Ciências” está reservado para “Luiz Ferraz Netto” e seu conteúdo está protegido pela Lei de Direitos Autorais.

"É estritamente proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos deste site em outros sites, em livros ou publicações comerciais, sem prévia autorização, por escrito, do autor. Alunos e Professores têm livre acesso para seu uso em sala de aula e exposições."

  Free counter and web stats

TOPO DA PÁGINA | HALL  
Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2010 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1