menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Feira de Ciências e Trabalhos Escolares
(Técnicas, Normas e Sugestões)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Folheto explicativo

COMO DOCUMENTAR SEU TRABALHO
Um visitante pára em frente ao local onde você montou seu projeto; ele pergunta, você explica, você complementa, ele pergunta mais, você explica e, satisfeito o visitante se retira e vai para o local onde está montado um outro projeto. Após o terceiro projeto o visitante nem sequer recorda mais o nome do seu trabalho; ao abandonar a Feira o visitante apenas retém de cabeça, um ou outro projeto que tenha lhe despertado algo muito especial. E lá se foi todo seu trabalho. Você não divulgou, não propagou aquilo que queria. O que está errado? Onde falhou?

Esse é o 'drama' que ocorre na grande maioria das Feiras, a falta da documentação do trabalho!

Todo e qualquer trabalho científico deve ser posto no papel, reproduzido e distribuído. Cada visitante deve levar documentado aquilo que você fez, explicou e demonstrou. Essa documentação pode ser posta sob a forma de um Folheto Explicativo. Pode ser até um simples folha de papel sulfite, com seu trabalho "xerocado" em frente e verso. Umas tantas dessas folhas devem ficar expostas junto ao seu trabalho para que todo visitante possa dispor delas. Uma cópia deve ser apresentada à direção da escola (ou entidade patrocinadora), outra, à secretaria para arquivo e, outras tantas, entregues aos juízes da Feira. Em algumas Exposições Científicas, muito sérias, esse Folheto é exigido e é muito considerado ao conceder-se os prêmios.

Esse Folheto Explicativo pode seguir o seguinte modelo:

Fig. 23 - Folheto para ser distribuído.

Título
Deve ser curto. Se a precisão exige muitas palavras, estude a possibilidade de utilizar um título principal muito curto e um subtítulo mais explícito.

Exemplo: Título ==> E. Motor

Subtítulo: Motor eletrostático com 3 garrafas

Resumo
Uma síntese muito breve de todo seu projeto, na qual figure os objetivos propostos, os trabalhos realizados e as conclusões alcançadas.

Introdução
Descreva o tema do projeto e forneça algumas informações básicas, tais como os trabalhos pertinentes de outros investigadores ou descobridores do fenômeno. Deixe claro seu objetivo e do método utilizado. Inclua aquilo que você pretende transmitir para o público.

Material e Técnica
Descreva o material utilizado, sua fonte de obtenção, sua montagem, o método e as dificuldades encontradas.

Observações e Dados
Descreva suas observações. Inclua alguns dados como exemplo.

Bibliografia
Deve constar aqui os livros e revistas aos quais você efetivamente recorreu para obter as informações básicas. No exemplo, Artigo do Prof. Luiz Ferraz Netto, extraído do site:

< http://www.feiradeciencias.com.br >
< leobarretos@uol.com.br >

Expressão de Agradecimento
A prudência e as melhores tradições científicas exigem que você agradeça toda ajuda recebida. Dê-lhes o valor merecido; será muito gratificante ler-se num trabalho:

.... " ... a meu pai, que idealizou o sistema de iluminação e ... " ou

.... " ... ao Sr. Jairo Lima, diretor do Colégio D’Vin, pelo empréstimo da cuba eletrolítica.." etc.


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1