menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Feira de Ciências e Trabalhos Escolares
(Técnicas, Normas e Sugestões)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Resumo

Resumo para os Alunos

 ... em 5 atos

Ato 1: Tome a decisão de apresentar um projeto para sua Feira de Ciências ainda esse ano; não espere o próximo. Mesmo que não ganhe um prêmio, pelo menos já começou — no ano que vem já será um sério candidato.

 

Ato 2: Escolha um tema para o seu projeto científico e comente sua eleição com seus professores (Ciências, Física, Química, Biologia, Matemática, Artes etc.). Se essa é sua primeira tentativa, procure eleger um tema que possa ser investigado com materiais e equipamento disponíveis na Escola, no Comércio e em sua casa. Faça por terminá-lo antes do segundo semestre. Designe um tempo fixo — especialmente os fins de semana e férias — para trabalhar em seu projeto. Procure um assessor científico para consultas e opiniões periódicas.

 

Ato 3: Comece seu projeto fazendo pesquisas em livros escolares, revistas e bibliotecas. Anote tudo em seu caderninho especial. Mostre ao seu assessor. Redija seu folheto explicativo. Corrija-o. Mostre a colegas, pais e professores. Refaça-o e proceda à datilografia/digitação/redação definitiva. Tome nota do dia da apresentação do trabalho no recinto da Feira. Recolha informações sobre as normas da Exposição.

 

Ato 4: Planeje o conteúdo de sua exposição, projete e construa a estrutura de exibição, selecione os componentes da exposição e confeccione os textos. Faça uma distribuição de teste sobre a estrutura e refaça-a até conseguir o melhor impacto possível, inclusive para a questão de cores. Prepare os fundos coloridos, coloque legenda nos textos, fixe-os e também os subtítulos, o título, os componentes e a iluminação. Imprima ou tire "xerox" do folheto explicativo para distribuição gratuita.

 

Ato 5: Inscreva-se na Feira de Ciências de sua Escola e em todas as outras locais que as normas permitirem; guarde seu canhoto de inscrição. Se não for premiado averigúe porque, comparando seu trabalho com os dos ganhadores — aprenda com isso! Jamais reclame dos juízes! Comente seu trabalho com seus pais, colegas de classe , professores, juízes e espectadores. Se ganhar, procure compreender quais são os fatores que tornaram sua exposição superior às demais. Ganhe vivência e experiência.

Sugestões

Para ver um modelo de apresentação em Feira de Ciências, nível 8a série, clique aqui ==> PILHAS <== e, para ver um modelo em nível do Ensino Médio, clique aqui ==> ELETRÔNICA <==.



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1