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O Dia e a Noite

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Compreender que a sucessão do dia e da noite é devida ao movimento de rotação da Terra..

Material necessário:
Dispositivo de Orrery (clique para ver detalhes desse mini planetário)
Bússola

Procedimento
Fixe o Orrery na borda da mesa e acenda a lâmpada. Usando uma bússola, identifique a direção Norte-Sul. Faça os alunos descobrirem onde nasce o Sol. Com o globo montado na posição Norte para cima, peça que à turma descubra o sentido de rotação da Terra.
Se possível, escureça um pouco a sala. Faça os alunos observarem que, quando uma metade da Terra recebe luz (dia), a outra metade está na sombra (noite).
Girando a "Terra" no sentido correto mostre como uma pessoa colocada sobre a Terra vê o entardecer e o amanhecer. 
Instale o disco horário sobre o globo com a face Norte para cima. Posicione corretamente o "dia" e a "noite". Mostre que, num país, quando se começa a observar o Sol nascendo, em outro já é meio-dia e, em outro, o Sol está se ocultando. 
Explique por que nem todos os países da Terra têm a mesma hora local (fusos horários). Mostre a Linha Internacional de mudança de datas.

Faça perguntas do tipo: 

- Que país comemora primeiro o ano novo?
- Se todos os países soltassem fogos na passagem do ano, o que veria um observador que estivesse fora da Terra?
- É possível fazer uma viagem e chegar ontem?
- Em que artifício de datas se baseou Júlio Verne para escrever "A volta ao mundo em 80 dias"?

Mostre a diferença entre Hora Local e Hora Legal.

 


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