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O Ano

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Compreender como o movimento de translação determina o 'tamanho' do ano.

Material e Montagem
- Planetário de Orrery <=== clique, para ver o projeto.
- papel e lápis
- fita adesiva

Procedimento

§ Fixe o Orrery numa mesa e gire o conjunto no sentido anti-horário mostrando os sentidos de rotação e translação da Terra.
Use fita adesiva para fixar uma folha de papel sobre a mesa, abaixo do eixo da Terra. Com o lápis, faça uma seta na direção do Sol, apontada para fora, exatamente abaixo do eixo da Terra. Explique que esta marca é a direção de uma estrela distante. Escolha um meridiano de referência (meridiano local ou o de Greenwich) e o coloque alinhado com o Sol.

§ Enquanto movimenta o conjunto e gira a Terra, explique que o ano dura 365,25 dias, isto é 365,25 rotações da Terra. Pare com o meridiano alinhado com o Sol, 2 cm antes de atingir o ponto marcado no papel. Faça uma segunda marca. Explique que a diferença é de 6 horas, ou um quarto do dia.

§ Gire a Terra um quarto de volta enquanto movimenta o conjunto para a primeira marca mostrando esta diferença. Repita a volta completa e pare novamente 2 cm antes da segunda marca, sempre com o meridiano alinhado com o Sol. Faça uma terceira marca.

§ Gire a Terra meia volta enquanto movimenta o conjunto para a primeira marca mostrando esta diferença. Repita a volta completa e pare novamente 2 cm antes da terceira marca. Faça uma quarta marca.

§ Gire a Terra três quartos de volta enquanto movimenta o conjunto para a primeira marca mostrando esta diferença. Repita a volta completa e pare novamente 2 cm antes da quarta marca. Faça uma nova marca.

§ Mostre que é necessário girar a Terra uma volta completa (um dia) para atingir a primeira marca.

§ Pergunte aos alunos o que pode ser concluído desta experiência. Explique como os antigos chegaram a esta conclusão e como foi resolvido o problema com a adoção do ano bissexto, com 366 dias. Explique a diferença entre ano solar e ano sideral.


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