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O movimento do céu e as coordenadas celestes

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Identificar a posição da Terra em relação ao céu, e seus movimentos.

Material
- Planetário de Orrery
- Alfinete
- Bússola
- Mapa do Brasil

Montagem
Instale o Orrery na borda de uma mesa pequena ou carteira como indicado na figura. Não é necessário acender a lâmpada.

Orrery

Procedimento

§ Retire o globo do eixo. Finque o alfinete nas coordenadas aproximadas de sua localização, bem perpendicular à superfície, e diga aos alunos que este alfinete vai representar uma pessoa. Reinstale o globo no eixo com o Pólo Sul para cima.

§ Peça aos alunos para orientar o conjunto usando a bússola e inclinando o Orrery através da articulação do suporte.

§ Supervisione e oriente os trabalhos até que eles consigam colocar o alfinete na posição vertical.

Altura do polo

§ Mostre a eles, girando o conjunto, que não importando a época do ano, o eixo da Terra se mantém sempre apontado para um ponto do céu. Este ponto é o Pólo Celeste.

§ Peça que eles verifiquem a latitude local usando o mapa e mostre que o valor encontrado é exatamente o mesmo do ângulo formado pelo eixo da Terra e o plano horizontal. Mostre a coincidência de direções do eixo do Orrery com o eixo real da Terra.

§ Faça-os imaginar as projeções dos pólos e do equador no céu.

§ Mostre a coincidência entre as latitudes na Terra e as declinações no céu.

§ Mostre a relação existente entre as longitudes na Terra e as longitudes no céu. Fale sobre a Ascensão Reta e se possível mostre as coordenadas num mapa do céu.

§ Fale sobre o ponto de início da marcação da Ascensão Reta (equinócio ascendente).

§ Mostre a posição relativa do céu para cada época do ano.

§ Mostre que uma parcela do céu nunca pode ser vista desta latitude (em torno do pólo norte), enquanto outra é vista durante todo o ano (pólo sul).

§ Faça perguntas e discuta as respostas:
- Por que não usamos o sistema de longitudes usado na superfície da Terra para as coordenadas do céu? Mostre o movimento diário do céu enquanto a Terra gira.
- Que caminho aparente é percorrido por uma estrela próxima ao pólo, para um observador da Terra? E para uma que nasce no leste? Se possível mostre fotos de longa exposição dos pólos celestes.



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