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O ar tem peso?

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Mostrar que o ar tem massa e, conseqüentemente, tem peso. Uma introdução para diferenciar as grandezas massa e peso.

Material

  • Balança e clipes da experiência 007

  • Balão de borracha e bola de futebol

  • Barbante e ganchinho de arame

  • Balança de cozinha

  • Procedimento

    Ø Coloque sobre um dos pratos da balança (que deverá estar inicialmente em equilíbrio), o ganchinho, o barbante e o balão vazio.

    Ø Equilibre a balança com clipes colocados no outro prato e anote a massa do conjunto.

    Ø Encha bastante o balão de ar, amarre-o com o barbante e pendure o conjunto na balança.

    Ø Faça os alunos observarem o que acontece.

    Ø Estabeleça de novo o equilíbrio, acrescentando clipes.

    Ø Sabendo que a massa do ar vale aproximadamente, 1,3 g/litro, faça-os calcularem a massa do ar contido na sala de aula. Lembre-os que 1 m3 de ar equivale a 1000 litros. Assim, de início, deve-se avaliar quantos metros cúbicos tem a sala de aula.

    Exemplo: Sala de aula de (4 x 6 x 5) m tem volume de 120 m3 (4m x 6m x 5m = 120m3) logo, tem 120 000 litros de ar. Multiplique esse volume por 1,3 g/litro, para saber a massa em grama (divida por 1000 para ter a resposta em quilograma (kg). No exemplo, obtém-se 156 kg.

    Ø E o peso desse ar, que valor terá? Terá cerca de 1560 N (newtons) no S.I.U. ou 156 kgf (quilograma-força) no sistema técnico --- mais pesado que 12 bujões de gás juntos!. Cuidado ... peso em quilos, não existe! Nem massa!

    Ø Faça com que os alunos repitam a experiência com uma bola de futebol, "pesando-a" primeiro vazia e depois bem cheia. Para esse novo experimento utilize a balança de cozinha.

     


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