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Tensão superficial - 3

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Mostrar que a água, em condições especiais, sobe em lugar de descer. Montar uma caixa de vidro (espécie de aquário) que será utilizada em outros experimentos.

Material

  • Dois vidros (14 x 17) cm - 3mm de espessura

  • Dois vidros (26 x 14) cm - 3mm de espessura

  • Um vidro (26 x 7,6) cm - 3mm de espessura

  • Dois vidros (16 x 3) cm - qualquer espessura

  • todas as placas são de vidro plano comum)

  • Cola para fórmica ou de sapateiro ou de vidraceiro

  • Água colorida

Construção

Ø Observe primeiro os números da ilustração, para ver como serão colocadas e coladas as placas de vidros: o vidro No 3, totalmente por fora; os vidros No 1, totalmente por dentro; os vidros No 2, acima do vidro No 3 e pelo lado de fora dos vidros No 1.

Ø Coloque um pouco de cola na orla da parte comprida dos vidros No 1, cole-os aos vidros No 2, de modo que estes fiquem por fora. Apóie o conjunto sobre o vidro No 3, isso ajudará o ajuste dos ângulos, para que fiquem corretos.

Ø Uma vez seca esta parte (15 a 20min), cole da mesma forma, o vidro do fundo.

Ø Antes de colocar água, observe se há algum furo; em caso afirmativo, vede com mais cola. A cola de silicone (usada para fazer aquários) é a mais recomendada. Se, ao colocar água, notar vazamento, observe ou marque os lugares, deixando que a caixa seque bem (colocar 1h ao sol) e tampe os vazamentos.

Nota: Nas lojas de 'R$ 1,99' há recipiente de plásticos transparentes muito úteis para experimentos escolares. Isso dispensa toda 'mão de obra' para fazer o 'aquário'.

Procedimento

Ø Coloque a água colorida até a metade da caixa.

Ø Pegue os dois vidros (16 x 3) cm e introduza-os perpendicularmente e paralelos, a 5 cm de distância.

Ø Faça os alunos observarem o que acontece perto dos vidros.

Ø Vá aproximando lentamente os vidros, fazendo-os observarem a altura da água entre as duas placas.

Ø Coloque esses dois vidros verticalmente, em forma de cunha, em lugar de paralelos, vá fechando o ângulo entre eles e observando o que acontece no interior.

Ø Faça-os relacionarem a altura da água e a separação entre os vidros.

Ø Faça a relação entre o fenômeno observado e a água que existe nas folhas das árvores, na umidade que sobe nas paredes de edifícios, etc.

Observação

Esta caixa será utilizada em várias experiências.



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