menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

 Dinamômetro
(Máquina de fazer molas)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Aprender a técnica para fazer molas de aço. Montar um aparelho que serve para medir pesos e intensidades de forças em geral.

 Material
> Ferro redondo liso de 45cm e diâmetro 8mm
> Serra de ferro
> Toco de madeira (10 x 6 x 5) cm
> Cola, alicate, canivete ou faca
> Arame de aço de 3 m e 0,5 mm (loja de ferragens )
> Sarrafo de 'pinus' (15 x 1,5 x 1,5) cm
> Cano de PVC (1/2") de 25cm
> Dois pitões tipo gancho pequenos
>
Tábua (14 x 20 x 2) cm e dois sargentos

Nota: Dispondo-se de uma morsa, pode-se suprimir a tábua e os sargentos.

Montagem da "máquina de fazer molas"
> Dobre o tarugo de ferro como se ilustra na fig. A e, a seguir, faça um sulco, com a serra de ferro,  na  extremidade da parte comprida da 'manivela'. Esse sulco tem profundidade de cerca de 1 cm.

> Faça um furo de 8mm no toco de madeira, de lado a lado, nas faces de 6cm x 5cm e introduza o ferro no furo (esse furo pode ficar bem rente a uma das faces de 10 cm por 6 cm).
> Cole (ou aparafuse) esse toco na tábua grande, como indica a fig. B e, com os sargentos, fixe o conjunto na extremidade da mesa.
> Prenda a ponta do fio de aço no sulco feito no tarugo de ferro (detalhe B-2) e peça a um aluno para segurar com um alicate a outra ponta, mantendo o fio bem esticado.

> Vá girando a manivela, sempre com o fio bem esticado, até que ele fique todo enrolado no ferro e com as espiras bem juntas. Se a 'manivela' estiver bem rente à tábua, os sulcos deixados pelo fio de aço, na tábua, irão facilitar o processo.
> Ao terminar de enrolar, solte vagarosamente o fio e dobre suas extremidades as pontas, como indica a fig. C.

Legenda
(1) ferro de diâmetro 8mm; (2) extremidade do ferro ampliada para mostrar o engate do fio; (3) sargentos; (4) fio de aço; (5) alicate; (6) tábua; (7) mesa; (8) cilindro de 'pinus'; (9) pitões-gancho; (10) cano de PVC para revestir a montagem final.

 > Dê formato cilíndrico ao sarrafo (fig. D-8), cuidando para que os primeiros 3 cm penetre bem apertados no cano de PVC e os restantes 12 cm passe pelo cano com folga. Corte esse sarrafo cilíndrico, separando os 3cm ajustados dos 12 cm folgados.
> Finque os extremos retos da mola no centro da base de cada sarrafo (fig. D-9) e coloque o conjunto no cano, como se vê na fig. D.
> Enrosque nos centros das bases livres dos cilindros os dois pitões-gancho (fig. D-9).
> Para calibrar o aparelho, pendure pesos aferidos no dinamômetro e faça tracinhos no cilindro móvel, como indica a fig. D-8.

Procedimento
> Experimente pesar vários objetos ao seu alcance, procurando sempre não exceder o limite do aparelho (até o fim do cilindro com marcas).

 Observação
Para as experiências a seguir, deverá dispor de três dinamômetros, no mínimo. Mãos à obra!



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1