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M.R.U.V.
(Movimento retilíneo uniformemente variado)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Conceituar aceleração.

Material
Dois tubos fluorescentes de 120cm (lâmpada de 40W)
Duas tiras elásticas
Fita de papel (tamanho do tubo)
Esfera de rolamento (de preferência, grande)
Cola
Calço
Caneta
Caderno

 Montagem

 Cole a fita de papel ao longo de um dos tubos, dividindo-a com traços (0,5 em 0,5cm) e numere 1, 2,3,4, etc., em divisões alternadas, como na experiência anterior.

 Amarre os tubos com as tiras elásticas colocadas nas extremidades, como indica a figura.  

 A esfera, ao rolar entre os tubos, não deverá encostar na fita de papel, mas no vidro.

Procedimento

 Coloque um pequeno calço numa das extremidades dos tubos, de tal modo que a esfera deixada em liberdade na mesma extremidade adquira um movimento acelerado não muito rápido.

Uma vez familiarizados com o movimento, faça os alunos observarem que, à medida que o tempo transcorre, a velocidade da esfera vai aumentando.

 Á razão das variações destas duas grandezas (velocidade e tempo) chamamos de aceleração.

 Como no processo da experiência anterior, obtenha os dados das variações de distância e tempo.

 Faça os alunos observarem que a relação distância/tempo vai aumentando em cada intervalo de dois ou três segundos.

 Com os dados obtidos, faça os alunos construírem os gráficos do MRUA: d = f (t), v = f (t)a = f (t).

 


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