menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Produção do Som

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Objetivo    
Mostrar que um corpo, quando vibra com certa rapidez, produz som.
Sonômetro.

Material    
arame de aço de 2 m e 0,5 mm ou duas cordas de violão ou linha de pesca
Tábua (2 cm x 5 cm x 80 cm)
Dois pregos (40 mm x 2 mm)
Dois pregos (9 a 10 cm e ø 0,6 cm)
Linha ou barbante fino
Furadeira e broca de ø 5,5 mm
Alicate

Montagem

   Fure a tábua como indica a Fig. A (dois furos na extremidade direita).

   Finque dois pregos pequenos na outra extremidade da tábua.

   Dobre os pregos grandes em ângulo reto, a 2 cm da cabeça (Fig. B).

   Dobre o arame (corda de violão) de aço em sua parte central e fixe essa região nos pregos pequenos, dando duas ou três voltas em cada um deles (Fig. D). Você ficará assim, com duas longas pontas livres.

   Dobre 2 cm das extremidades livres do arame (corda de violão), em ângulo reto, e, com uma linha ou barbante, amarre-as, uma em cada prego grande, a 5,5cm da ponta (Fig. C).

   Finque os dois pregos nos furos e vá girando os mesmos até o arame (corda de violão) ficar tenso (use o alicate, se for necessário - Fig. D).

Este aparelho que acabou de montar é o modelo didático de um sonômetro.

Procedimento

   Faça vibrar o arame (corda de violão), observando os sons emitidos.

   Aperte mais ou afrouxe o arame (corda de violão), fazendo-o vibrar de novo.

   Estabeleça uma relação entre a tensão do arame (corda de violão) e a altura (freqüência) do som.

   Aperte um dos arames (cordas de violão) com a ponta do dedo contra a tábua e faça-o vibrar.

   Relacione o comprimento do arame (corda de violão) com a altura do som emitido.

  Coloque dois arames (cordas de violão) com tensão um pouco diferente (gire um pouco um dos pregos).

   Aperte, com o dedo, o arame mais frouxo a uma certa distância, até que o som dos dois seja igual; uma vez conseguido, coloque um pedacinho de linha num dos arames (ou um pequeno cavaleiro de papel) e faça vibrar o outro apertando no mesmo lugar de antes.

   A vibração do arame (corda de violão) que tem a linha (ou o pedacinho de papel) indica que ambos estão em ressonância (vibram na mesma freqüência).

   Oriente os alunos para encontrarem a parte do corpo humano que vibra ao falarmos.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1