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Ressonância - Ressoador

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo    
Construir um aparelho para compreender o fenômeno da ressonância: fenômeno da visão, audição, recepção de uma emissão de rádio ou tevê.

Material
Fita de aço para encaixotar de 1 m ou 4 serras para ferro
Duratex ou MDF, quatro pedaços (1,5 cm x 12 cm)
Quatro porcas grandes de 1,5cm de altura, mais ou menos e
ø 2,2 cm
Tábua (2 cm x 15 cm x 15 cm)
Cola para fórmica
Dois sarrafos de (15 cm x 1 cm x 2 cm)
Cinco parafusos ou pregos pequenos
Massa plástica ou massa de vidraceiro
Garrafa vazia
Barbante
Pesos (pedra, pilhas de lanterna média ou grande)

Montagem

Corte quatro pedaços de fita de lata (dois de 23 cm e dois de 17 cm) e cole as quatro porcas nas extremidades. Se usar as lâminas de serra para ferro, quebre duas delas (usando uma morsa).

Usando dois sarrafos e os parafusos, segure as fitas pela outra extremidade, como indica a figura A.

Segurando o conjunto, pelos sarrafos, observe se as duas fitas (lâminas de serra) grandes têm o mesmo período de oscilação. Se não tiver, encurte aquela fita que oscila mais devagar. As duas lâminas grandes com as porcas nos extremos livres devem vibrar com mesma freqüência.

Faça o mesmo com as lâminas pequenas.

Na base de madeira, cole os dois sarrafos (1,5 cm x 12 cm), de tal modo que o aparelho penetre apertado entre elas. Recomenda-se o uso de parafusos para todas as fixações.

Cole os dois sarrafos restantes (1,5 cm x 12 cm), a 1 cm dos outros sarrafos, nas fitas de lata.

O ajuste final se consegue colocando um pouco de massa plástica ou de vidraceiro na porca do oscilador que se movimentar mais rápido.

Se achar que o aparelho é difícil de construir, pode-se conseguir um efeito semelhante, segurando um barbante entre dois pontos da sala de aula e pendurando nele uns pesos (pedras, pilhas de lanterna etc.), por meio de outros pedaços de barbante, como indica a figura B. Os períodos de oscilações iguais se conseguem encurtando o comprimento do barbante do oscilador que se movimentar mais devagar.

Neste segundo aparelho, a transmissão de energia é mais lenta do que no primeiro.

Procedimento

Fazendo oscilar os dois osciladores grandes, faça os alunos observarem que têm o mesmo período de oscilação. A mesma coisa acontece com os dois pequenos, porém, as oscilações são diferentes das anteriores.

Faça oscilar somente um oscilador grande e peça aos alunos para observarem o que acontece.

Repita a mesma experiência com os pequenos.

Este fenômeno se conhece com o nome de ressonância: “Para que um corpo absorva a energia que chega até ele, ambos os corpos, emissor e receptor, deverão ter o mesmo período de vibração.”

Quando uma radiação verde chegar até os nossos olhos teremos um conjunto de cones que absorvem essa radiação: enxergamos o verde

Quando escutamos um som, células de nossos ouvidos entram em ressonância com a onda que chega com a mesma freqüência delas.

Quando sintonizamos uma estação de rádio ou tevê,colocamos nosso aparelho em ressonância com a onda que chega.

Coloque uma garrafa vazia com o gargalo perto do ouvido e escute a vibração do ar que entra em ressonância na garrafa.

 


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