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Bons e maus condutores líquidos

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo 
Mostrar que a corrente elétrica também passa pelos líquidos. Identificar líquidos bons condutores e maus condutores.

Material
Aparelho da experiência anterior
Cinco copos plásticos para cafezinho
Sal, açúcar, sulfato de cobre (CuSO4), laranja, limão, vinagre etc.
Água
Tomada

Procedimento
- Prepare cinco copos de cafezinho, cada um com 3/4 de água.
- Ligue, na tomada, o aparelho da experiência anterior e introduza os fios num dos copinhos com água.
- A água é boa ou má condutora?
- Desligue o aparelho da tomada e seque as pontas dos fios.
- Ligue o aparelho e coloque os fios sobre o sal. Conclusão...........
- Coloque, novamente, os fios no copo de água até encostarem no fundo, mas separados entre si; coloque lentamente grãos de sal na água; o que acontece?
- O sal comum de cozinha, quando diluído em água, permite a passagem da corrente elétrica porque uma parte de suas moléculas se separam (dissociam), formando íons. São esses íons os responsáveis pela condução elétrica nos líquidos.

- Repita a experiência com açúcar, sulfato de cobre, sucos de laranja, limão, vinagre etc.

Observação: O professor deverá colocar bem claro que o fato de não acender a lâmpada não significa que não passa nada de corrente elétrica, mas passa em quantidades tão pequenas que não são capazes de acender a lâmpada. Em rigor, isolante não deve ter o sentido de substância que não conduz eletricidade, mas que a conduz com muita dificuldade.



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