menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Potência da pilha
(Modelo de projeto para sua Feira)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br 

Introdução 
Com esse projeto eu pretendo descobrir que 'marca' de pilha tem maior duração, ou seja, para um mesmo aparelho consumidor, qual permanecerá por mais tempo funcionando. 

Também tentarei verificar se o 'preço' da pilha tem algo a ver com esse 'tempo de duração' de funcionamento. 

 Hipóteses
Acredito que a pilha de 'marca' "Duracell" ficará funcionando durante maior tempo que as outras. Acredito também que a pilha 'mais cara' do mercado é aquela que dura mais tempo em funcionamento.

Material
Caixa de papelão (obtido numa loja do comércio local; era a embalagem de uma máquina de lavar roupa); folhas de papel sulfite; fios (1 m de cabinho #22; obtido numa loja de eletrônica do comércio local); despertador digital (comprado numa loja de R$ 1,99; pilha não incluída); sarrafo de madeira de 1 cm (obtido graciosamente numa marcenaria; consegui 5 m desse sarrafinho de 1 cm x 1 cm); 1 pilha pequena (para o despertador); 4 pilhas grande para lanterna (Duracell, Everready, Energizer e Raiovac); 1 porta-pilha para pilha grande; 1 lâmpada para lanterna de 2 pilha; 1 soquete para a lâmpada de lanterna; tachinhas, cola, tesoura etc.

Leituras
Pesquisei como as pilhas funcionam. Usei de livros da escola e vários 'sites' da Internet. Fiquei sabendo que a pilha é uma 'célula voltaica seca'. Fiquei sabendo da pilha de Volta, da pilha de Daniel e outras pilhas. Fiquei sabendo que dentro da pilha ocorrem reações químicas entre o eletrólito e o eletrodo de zinco e é dai que provém a energia elétrica que faz os aparelhos (lâmpadas, rádios etc.) funcionarem. Descobri no site " www.feiradeciencias.com.br " que podemos fazer pilhas usando eletrodos de vários metais e como eletrólitos, batatas, quiabo, abobrinha, pepino, limão etc., um mundo novo para mim.

Vocabulário
Aumentei meu vocabulário; vejam só:
Eletrodos - Os componentes, geralmente metálicos, da pilha. São eles que chamamos de 'positivo e negativo'.
Eletrólito  -  A substância líquida (ou úmida) que envolve os eletrodos e que é condutora.
Pilha seca - Célula elétrica que tem um eletrólito úmido.
Terminal - Extremo negativo (base da pilha) ou positivo (tope da pilha) dos eletrodos.

Experimentos
Eu testei a potência de quatro marcas diferentes de pilhas secas. Aprendi que quando maior o tempo que a pilha mantém um aparelho funcionando significa que maior será a quantidade de energia química que ela contém. Por isso fiz a seguinte série de experimentos:

Peguei dois pedaços de fio de ligação (cabinho #22), 'descasquei' suas extremidades e liguei, com esses fios, os terminais do soquete da lâmpada nos terminais do porta-pilha. 
Coloquei a primeira pilha de teste (Duracell) no porta-pilha e enrosquei a lâmpada no soquete. A lâmpada acendeu. Marquei no caderno a hora exata em que essa lâmpada acendeu. Deixei a lâmpada acesa e o relógio funcionando. E lá ela ficou. A família toda estava de sobre-aviso, de vez em quando cada um iria dar uma olhadinha. A lâmpada se manteve acesa e 'forte' por um bom tempo e só começamos a dedicar maior atenção quando ela começou a ficar mais 'fraquinha'. Anotamos a hora em que, finalmente apagou.

Repeti o experimento para cada uma das pilhas. Isso consumiu mais de 10 dias completos de atenção. Não posso esquecer de agradecer todos da família. Valeu!

Resultados
Depois de completado todos os experimentos eis os resultados: A pilha Duracell foi a campeã, manteve a lâmpada acesa por 101 horas e 20 minutos; depois foi a Energizer, com 99 horas e 17 minutos; depois foi a Everready com 28 horas e 30 minutos e, finalmente, a Raiovac com 25 horas e 58 minutos.

Conclusão
Minha primeira hipótese é verdadeira; a pilha Duracell ficou funcionando mais tempo que as outras. Ficou 2 horas e 3 minutos além da segunda colocada que foi a Energizer. Pesquisando o mercado verifiquei que acertei também na segunda hipótese, pois a pilha Duracell é mais cara que as demais. Não vou aqui colocar os preços pois, 'coisa' de comércio pode fugir da lógica das experimentações. Será que na sua localidade o preço unitário dessas pilhas está na ordem 101::99::28::25 ? Ou seja, será que a Everready e a Raiovac custam cerca de 1/4 do preço da Duracell?

Apresentação na Feira de Ciências da escola
Tudo que escrevi acima pode ser lido em minha apresentação no dia da Feira de minha escola. Com o papelão da embalagem da máquina de lavar roupa preparei um 'painel' cuja foto está lá em cima. Para dar maior rigidez preguei, com tachinhas, sarrafo de 1 cm em toda borda do papelão. 
Cada tópico foi cuidadosamente escrito em folha de papel sulfite e colado nesse painel. Tem título e o desenho da montagem que fiz ligando o porta-pilha no soquete da lâmpada. O material de trabalho ficou exposto sobre a mesa na qual instalei o painel (despertador, porta-pilha, soquete, lâmpada, pilhas etc.).

Nota do autor: Isso foi escrito tentando 'imitar' um jovem da 8a série do curso fundamental que tenha tido realmente aulas de Ciências e tenha tido um professor que lhe tenha ensinado os passos básicos da metodologia científica. Eu tive um professor assim.


Opcional
Como surgiu essa idéia de testar as durações das pilhas?

Bem, meu pai tem rancho e convidou amigos para um fim de semana lá. Lembrou que tinha de comprar pilhas para as lanternas e conversamos a respeito de qual 'marca' seria mais conveniente. Durabilidade e preço. Como tínhamos Feira de Ciências no próximo mês veio a idéia que seria uma boa experiência a ser apresentada. Outros poderiam ter o mesmo problema.

O que aprendi com isso tudo?

Bem, várias coisas. Primeiro que um bom experimento pode ser útil para muitas pessoas, segundo, que todo experimento demanda um certo tipo de trabalho e muita atenção, terceiro, que aprendi muita coisa que não sabia sobre essa tal de 'eletricidade'. E, finalmente, fiquei muito feliz por ter acertado minhas duas hipóteses, mesmo sendo experimento muito simples.


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1