menu_topo

Atividades com Ímãs
(Série A - ATIVIDADE #1 - Como fazer um ímã usando outro ímã?)

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Uma boa fonte de ímãs são os velhos alto falantes de equipamentos sonoros; desmanche-os e encontrará um forte ímã (provavelmente em forma de anel) que você poderá usar para várias experimentações interessantes, incluindo as que se seguem. Drives leitores de CD, DVD, etc., motores elétricos automotivos, motores elétricos miniatura, etc., apresentam em seu interior fortes ímãs, os quais podem ser cuidadosamente retirados e aproveitados. Por outro lado, a partir de um ímã permanente (os citados acima), podemos fazer outros ímãs.
Para fazer, a partir de um ímã, outro ímã que conserve por bom tempo o seu magnetismo, você precisará de uma barra de aço duro. Agulhas de tricô, de costura, molas de relógios, giletes, tesouras, alicates, chaves de fenda, formões, lâmina de serra para ferro etc. são feitas de aço duro (figura 1). Se você já tem um ímã, poderá transformar qualquer um desses objetos em novos ímãs. São bastante comuns os ímãs em forma de ferradura "U" (figura 2).

Há imãs permanentes de muitos formatos; em ferradura, em anel, toróide, tipo pastilha, em barra, cilíndricos, etc. Todos eles servem para os experimentos. Assim, se eu usar na ilustração um ímã em forma de ferradura (U) e você tiver outro tipo de ímã, após identificar suas faces Norte e Sul, poderá usá-lo pois os procedimentos serão os mesmos. Então, vamos fazer nossos ímãs.

Segure a peça de aço duro (agulha de tricô, tesoura, etc.) com uma das mãos e o ímã com a outra (figura 3). Esfregue, várias vezes, a extremidade de algum desses objetos contra um dos pólos do ímã, deslocando-se, sempre, do centro para a ponta. Em seguida, esfregue a outra extremidade do mesmo objeto, com o outro pólo do ímã, indo também do centro para a ponta, várias vezes.

Agora tente levantar tachinhas ou clipes de papel com o ímã que você fez. Quantas tachinhas ou quantos clipes ele levanta? Tente imantar/magnetizar outros objetos. Experimente imantar qualquer coisa que você encontre pela sala e que você ache que pode ser imantado. Há apenas uma coisa que você não deve tentar imantar, é o seu relógio mecânico, caso você possua um. Se você imantar (tornar magnético) as partes de aço de seu relógio, ele não marcará as horas com exatidão, até que você o leve ao relojoeiro para desimantá-lo (desmagnetizar). Você aprenderá, depois, em outra atividade, como desimantar’, você mesmo, os objetos.

Na parte, a seguir, desta atividade pretendemos ensiná-lo a fazer ímãs que só conservam seu magnetismo por pouco tempo. Para isto você precisará de objetos de ferro doce em vez dos de aço duro. Ótimos para isto são pregos grandes ou grossos arames de ferro com, pelo menos, 15cm de comprimento. Servem, também, pedaços de ferro de construção (vergalhão). Compre na loja de ferragens meia dúzia de pregos # 60. Segure um deles ao longo de um dos braços de seu ímã em forma de ferradura e a uma distância de 2 a 3 cm (figura 4).
Enquanto o mantém nesta posição, mergulhe a cabeça do prego num monte de preguinhos. Quantos se agarraram ao prego grande? Agora retire o ímã (figura 5). Note como os preguinhos se soltam. Repita a operação com um pedaço de aço duro que ainda não foi magnetizado, em vez do prego. Ele também levanta os preguinhos? Os preguinhos se soltam quando você afasta o ímã?

Com esta última parte da atividade, você transformou um objeto em ímã, segurando um ímã perto do mesmo, mas sem tocá-lo . Este fenômeno físico é conhecido como indução magnética. Você observou aqui outra coisa importante — que o ferro doce permaneceu imantado apenas enquanto estava perto do imã permanente, enquanto o aço duro conservou seu magnetismo indefinidamente, depois de afastado da influência do imã. Podemos dizer, então, que o ferro doce adquire magnetismo temporário quando posto em contato ou perto de um ímã e que o aço duro adquire magnetismo permanente.

Navegando pela Série A
1. Como podemos fazer um ímã usando outro ímã?
2. Como agem os pólos de um ímã?
3. Como construir bússolas magnéticas?
4. O magnetismo passa através dos corpos?
5. Qual a natureza dessa 'força invisível' que cerca um ímã?
6. De que modo a Terra age como um ímã?
7. A Terra imanta os objetos?
8. Algumas demonstrações curiosas com ímãs.
9. Como fabricar ímãs usando uma pilha comum?

 

Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2010 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1