menu_topo

Atividades com Ímãs
(Série A - ATIVIDADE #7 - A Terra imanta os objetos?)

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Você aprendeu, na Atividade 6, que a Terra é um imenso imã, cercado por linhas de força magnética e que estas linhas se inclinam em relação à superfície da Terra, em ângulos que variam com a latitude.

Na Atividade 1 você aprendeu, também, que, se você colocar um objeto de aço perto de um imã, paralelamente às linhas de força, este objeto, por sua vez, ficará imantado, como se vê na figura 1. Agora, se você deixar uma barra de ferro permanecer por algum tempo numa posição paralela às linhas de força da Terra, você não esperaria que e barra se tornasse um ímã?
Considerando o ângulo de inclinação magnética qualquer objeto de ferro, em casa ou na escola, que esteja em posição vertical, em regiões além das linhas de latitude de 40o (40 graus), ao norte ou ao sul, está suficientemente paralelo às linhas de força, para servir aos objetivos desta atividade.

Teste, com sua bússola de bolso, todos os objetos verticais de ferro de que você se lembrar. Objetos de aço ou ferro, tais como suportes de abajures, colunas de varandas, latas, baldes etc., devem ser testados (figura 2). Aqui no hemisfério sul, a extremidade superior do objeto deve ser o pólo norte e atrair a ponta da agulha que aponta para o sul. A extremidade inferior deve ser o pólo sul e deve atrair a ponta da agulha que aponta para o norte. Você verificou se isto acontece com todos os objetos que você testou?

A próxima atividade é verdadeiramente interessante. Escolha um objeto leve de ferro, como um espeto para churrasco ou um pedaço de cano. Ponha de pé o objeto ,sobre uma extremidade, e teste ambas as extremidades com sua bússola de bolso (figura 3). Agora ponha-o de pé sobre a outra extremidade (figura 4) e teste-o. Você notou que os pólos se inverteram imediatamente, quando você inverteu o objeto? Por quê?
Teste um objeto de aço, como uma chave de fenda que esteve de pé por vários dias, dentro de uma caixa de ferramentas. Inverta-a e torne a testa-la após 24 horas. Os pólos se inverteram durante este tempo? A Terra leva mais tempo para imantar o aço ou o ferro doce? Teste todos os objetos de ferro que você puder estudar — latas, baldes, barras, etc. — para determinar aqueles que invertem seus pólos tão logo são invertidos e aqueles que o fazem mais lentamente.

Você viu, por meio desta atividade, que todos os objetos feitos de material magnético são sempre imantados, por causa do campo magnético da terra.

Estas experimentações fizeram-no ficar impressionado com o fato de que você está vivendo num grande oceano de força magnética que cerca a Terra? Quando você anda, ele atravessa seu corpo como se você não existisse. Beleza não?!

Navegando pela Série A
1. Como podemos fazer um ímã usando outro ímã?
2. Como agem os pólos de um ímã?
3. Como construir bússolas magnéticas?
4. O magnetismo passa através dos corpos?
5. Qual a natureza dessa 'força invisível' que cerca um ímã?
6. De que modo a Terra age como um ímã?
7. A Terra imanta os objetos?
8. Algumas demonstrações curiosas com ímãs.
9. Como fabricar ímãs usando uma pilha comum?

 

Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2009 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1