menu_topo

Atividades em Comunicações
(Série C - ATIVIDADE 15 - Como montar uma ligação telegráfica bilateral ?)

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Se dois ou mais colegas da classe construírem aparelhos que funcionem bem, talvez seja interessante colocá-los em lados opostos da sala e praticarem o envio de código por uma ligação bilateral. Você pode, também, estender fios através do jardim e fazer uma ligação entre sua casa e a de seu colega. Se você pretende fazer uma ligação bilateral dentro da classe, as figuras de 1 a 4 fornecem o procedimento e os detalhes suficientes.
Monte seu manipulador, seu receptor e disponha de quatro pilhas sobre uma mesa; outro manipulador e outro receptor, de seu colega, serão colocados no extremo oposto da sala. Providencie 3 m de sarrafos, de 1 cm de espessura por 2 cm de largura, para fazer os postes para a linha de extensão. Faça com eles dois suportes em T com as medidas seguintes: haste vertical 1 m de comprimento, haste horizontal 45 cm. Estes postes podem ser pregados nas bordas de uma mesa, sem estragá-la, se você usar o processo da figura 4.

 

Estique dois fios com cobertura de plástico (cabinho #22), para servir de linha de transmissão e prenda-o às duas hastes horizontais como está indicando a figura 3. O esquema da linha bilateral mostrado na figura 2 é o tipo mais simples possível de circuito. Observe que as 4 pilhas podem ficar juntas numa das mesas.

Importante:
Você nota que o circuito é interrompido em 2 lugares, isto é, em cada manipulador. Isto significa que, enquanto um está enviando o código, o outro, que vai recebê-lo, deve manter fechado seu manipulador. Em ambas as extremidades o aparelho pode tanto enviar como receber mensagens.

Com esta ligação simples, empregando equipamento de sua própria fabricação, você pode dominar rapidamente o código Morse. Se você quiser dominar o código e usá-lo com habilidade, será aconselhável entrar em contato com um radioamador de sua localidade; ele, com certeza, lhe dará a devida ajuda. Provavelmente a primeira coisa que ele irá recomendar é substituir seu receptor telegráfico por uma cigarra.  As cigarras serão, portanto, o alvo de nossa próxima atividade.

... Atividades da Série C - Comunicações ...
    #14 Qual é a base dos instrumentos telegráficos simples?
    #15 Como montar uma ligação telegráfica bi-lateral?
    #16 Como é construída uma cigarra simples?
    #17 Como é feito e como funciona uma campainha elétrica?
    #18 Uma campainha didática, mas que funciona de verdade.
    #19 Como fazer um modelo de telefone?
    #20 Como usar dois carvões e lápis para fazer um telefone?
    #21 
Dois tipos interessantes de ‘telefones', com caixas de charuto.
    #22 Como funciona o telefone de verdade?
    #23 
Como construir uma linha telefônicas e usá-la nos dois sentidos?

 

 

Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2009 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1