menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

bob_ruhmk_foto.bmp (1413174 bytes)

Montagem com transformador para néon
[Variante do chifre elétrico]


Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
Nas lojas de material elétrico encontramos, com facilidade, transformadores elevadores de tensão para uso em anúncios luminosos, com tubo de néon. Na rua, ou em casas comerciais, onde existem tais painéis ou tabuletas com tubos néon, olhando a parte de trás você verá uma (ou várias) caixa preta, tão grande como caixas de sapato. São os transformadores de alta tensão. Exibem 4 terminais; dois deles, em porcelana, para a alta tensão e os outros dois para receberem a tensão da rede elétrica normal (117 ou 220 VAC).

Com esses transformadores obtém-se, a partir da rede elétrica, tensões secundárias desde 2 000 Vac a 50 000 Vac, sob correntes de intensidade desde 5 a 100 mA.

São componentes elétricos que devem ser manuseados por profissionais, uma vez que são extremamente perigosos, podendo mesmo ocasionar a morte por eletrocução.

Uma das primeiras demonstrações que se fazem com eles, em Feiras de Ciências e Salas de aulas de Física é a do chifre elétrico (pertence à nossa Sala 14 - Corrente Alternada - Chifre Elétrico).

Variante para o Chifre Elétrico

Cuidado! O choque com essa variante de montagem é perigosíssimo!

Se você quiser faiscamento abundante entre as varetas do chifre e uma barulheira infernal acompanhando o fogo elétrico entre elas, basta usar uma ou duas garrafas de Leyden ou, ainda, capacitores com dielétricos de vidro plano. São descargas oscilantes em altas frequências.
Nota: As garrafas de Leyden não podem ser feitas com garrafas de plástico; esse isolante será 'furado' no ato. Recomenda-se fazer capacitores com isolante de vidro plano com, no mínimo, 3 mm de espessura. Pode-se associar capacitores de vidro como se ilustra no detalhe.

 

Segue Oscilador de alta freqüência (com SCR e flyback)



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1