menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor
Velocidade do chumbinho
(Espingarda de pressão)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Obtenção da velocidade do chumbinho disparado por uma espingarda de pressão. Equacionamento.

Material
Espingarda de pressão e chumbinhos
Sensores de ruptura (ver texto)
Detetor de equilíbrio (ponte de Wheatstone)
Cronômetro digital
Saco contendo areia
Fitas de alumínio

Montagem

Um cronômetro digital (ou um osciloscópio) é utilizado para medir o intervalo de tempo em que a ponte de Wheatstone fica desbalanceada (logo, com d.d.p. entre A e B). 
A interrupção da primeira fita de alumínio, pelo chumbinho em movimento, tira a ponte do equilíbrio e o cronômetro começa a funcionar. A interrupção da segunda fita de alumínio leva novamente a ponte ao equilíbrio, e o cronômetro interrompe seu registro.

Desse modo, a leitura no cronômetro fornece o intervalo de tempo necessário para o projétil caminhar, em movimento uniforme, a distância entre os dois alvos. Com esse intervalo de tempo (Dt) e a distância entre os alvos (Ds), obtém-se a velocidade escalar do projétil.  

Os sensores de interrupção são pequenos quadros de madeira ou plástico com uma fina fita de alumínio presa com elástico entre lados paralelos. Recomenda-se uma boa leitura sobre o funcionamento da ponte de Wheatstone.

Trata-se de uma montagem mais elaborada, porém, quanto mais difícil, mais se estuda, mais se aprende e melhor é o desafio. Nesse Brasil atual, onde a educação é relegada ao pó de mico, apenas esforços próprios são recompensadores. Ainda vale a pena!



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1