menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor
Determinação de 'g'
(Variante do disco dividido em setores)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Outra variante para obtenção do valor local da aceleração imposta pela gravidade, com o recurso do toca-discos e disco de papel dividido em setores para determinação do intervalo de tempo da queda.

Material e Montagem
Esta variante requer um prato de madeira de 20 cm de diâmetro, sobre o qual é colocada um disco de papel branco (ou cartolina) dividido em 72 setores iguais. Desse modo, se o disco girar a 78 rpm (quando colocado coaxialmente com o eixo do toca-discos), cada setor representará um intervalo de tempo de 0,01 s (com erro em torno de 7 milionésimos de segundo = 7 x 10-6 s).  

O corpo em queda livre será um dardo (para jogos de arremesso). Inicialmente ele está preso a um eletroímã à altura h do prato.  

Após estabilizar a rotação do disco, abaixa-se a alavanca do disparador e essa ao passar pelo interruptor retira a bolinha, abrindo o circuito. O dardo cai e espeta num dado setor do disco. A partir do disparador conta-se o número de setores até o dardo. O cálculo fornece o tq (tempo de queda). A obtenção de g faz-se com o uso da expressão: h = (1/2).g.(tq)2  onde se conhece h e tq .

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1