menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Fcp - Líquido em rotação
(Espelho parabólico)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Se a rotação desse dispositivo é bastante uniforme, obtém-se um espelho parabólico de mercúrio.

Experimento
É conveniente colar um disco plástico transparente na boca da taça plástica transparente, para prevenir perdas de mercúrio
(um filme de PVC usado nas cozinhas vem bem a calhar). As explicações necessárias são postas em Fcp - Líquido em rotação, no exercício prático, desta Sala 05 de exposições.


Espelho líquido

Mercúrio é material tóxico (vapores), caro e muito 'pesado'. Não se recomenda esse experimento na ausência do professor ou responsável adulto sem conhecimento prático do manuseio de mercúrio. Para Feiras de Ciências recomenda-se o uso de água colorida ou óleo lubrificante. Existe no mercado tampas hemi-esféricas para cobrir pães, bolos etc., muito cômodas para o equipamento.
Um trabalho interessante, baseado nesse projeto, foi apresentado por um aluno na VI Feira da Escola Municipal de Frutal - MG, onde participei da equipe de avaliação dos trabalhos; ele usou cera (obtida de velas derretidas) aquecida e manteve a rotação até completo endurecimento. O trabalho final foi devidamente pintado, resultado numa bela obra inusitada. 
Quem dispuser dos ingredientes necessários para preparar o acrílico, obterá interessante 'prato parabólico'.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1