menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Movimento Relativo
(Vagão sobre vagões)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Constatar os movimentos absolutos, relativo e de arrastamento. Movimento do centro de massa. Conservação da quantidade de movimento.

Montagem
Em (a) temos a vista lateral da base e plataforma (A) e do vagão (B); Em (b) temos a vista em perspectiva da montagem. Utilizou-se essencialmente de trilhos e  3 vagões de ferrorama.

Na base móvel foram utilizados 2 vagões acoplados por uma tábua fina de (10 x 40) cm, aparafusada em cada vagão. Nessa tábua base, monta-se o plano inclinado a 30o com a horizontal.
Os vagões da base, assim como aquele sobre o plano inclinado, apóiam-se sobre trilhos de ferrorama.

Procedimento
Ajuste a carga do vagão da plataforma inclinada (B) com saquinhos de areia, de modo que a sua massa total fique próxima da massa da estrutura em plano inclinado (MB ~= MA).
Ao queimar-se o fio de linha (f), o vagão B desliza sobre A (movimento relativo) e  A desliza sobre os trilhos fixos à mesa (movimento de arrastamento).
Eis a técnica para o tema proposto. Você deve desenvolver todo o assunto com bastante cuidado. Se quiser avançar, aventure-se no assunto "movimento do centro de massa de um sistema" e "conservação da quantidade de movimento na translação".



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1