menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Referencial Inercial
(Carro + pêndulo)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Mostrar que as leis físicas são equivalentes nos referenciais inerciais.

Descrição
O experimento pretende evidenciar o caráter absoluto das acelerações num sistema inercial de referência. O sistema inercial básico de Newton, para o qual valem: o princípio da inércia, o princípio fundamental da dinâmica e o princípio da ação e reação, é um sistema de coordenadas ligado às " estrelas fixas ". Entretanto demonstra-se que essas três leis continuam válidas, para quaisquer outros referenciais dotados de translação retilínea e uniforme em relação a esse referencial básico. O conjunto de todos esses referenciais constitui o Sistema Inercial de Referência.

Um referencial ligado à Terra, para pequenos intervalos de tempo, pode ser considerado inercial.

Nosso experimento utiliza de um pêndulo simples, cujo período, como sabemos, depende da aceleração local da gravidade, para mostrar que, tanto em repouso como em movimento retilíneo e uniforme, o período do pêndulo é o mesmo.

Sobre um trenzinho movido à pilha, coloca-se o pêndulo simples em repouso. A seguir, determina-se seu período, contando-se de 5 a 10 oscilações completas e dividindo-se pelo tempo gasto em executá-las.
Com o trenzinho em M.R.U., determina-se novamente o período. Obtém-se o mesmo valor que quando em repouso, justificando a hipótese proposta.




Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1