menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Centro de percussão

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Proposta para a determinação do centro de percussão de uma barra rígida.

Introdução
O centro de percussão de um corpo rígido é o ponto do mesmo que, quando percutido, não produz qualquer reação no ponto de apoio  que o faça girar em torno dele.
Já tivemos a oportunidade de 'detetar' esse ponto de percussão, no caso da Vassoura. Como funcionam? da Sala 04 - Estática.
Outro exemplo: um tenista sabe que existe um local particular em sua raquete que obterá o melhor efeito ao bater na bola --- o centro de percussão da raquete.

Montagem
A montagem experimental para a determinação desse centro de percussão é simples. Consiste essencialmente  em uma barra rígida (um sarrafo de 1m de comprimento, 5cm de largura e 1 cm de espessura) sujeito, por uma das extremidades, a um frágil vínculo (um fio de arame apoiado em dois mancais em forma de 'V'). Ilustremos isso:

Procedimento
Ao soltarmos a barra da posição (I) ela irá bater contra  a barra B (um outro sarrafo firmemente apoiado). Se o impacto não se der na direção do centro de percussão, a reação no vínculo A será excessiva e ele se soltará dos mancais. Ajuste as alturas dos mancais de modo que quando a barra-teste está apoiada na barra-choque (B), ela fique na posição horizontal.
Para se obter experimentalmente o centro de percussão da barra, basta que a soltemos, e que a posição da barra B seja ajustada de tal modo que o vínculo A não seja quebrado (o arame não escapa dos 'V's dos mancais).

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1