menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Ampliador óptico de deformações

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Esta montagem lhe permitirá observar, mediante um foco de luz sobre uma escala, a deformação que sofre o tampo de uma mesa ao ser colocado sobre ela um 'peso'. Todos os corpos, em maior ou menor escala, são deformáveis.

Dois espelhos planos são montados sobre a mesa. Um feixe de luz colimada ou mesmo um feixe laser (caneta/ponteiro laser) incide num espelho, reflete-se, incide no outro espelho, reflete-se e atinge uma escala fixada na parede. 
Ao colocar-se um “peso” sobre a mesa, ela deforma-se, movendo muito ligeiramente os planos dos espelhos. O sistema amplificador óptico permite fácil visualização dessas deformações.

Material e Montagem

Uma variante de fácil construção é apresentada acima, à direita. Uma régua de madeira é colocada sobre a mesa, apoiada por suas extremidades. Próximo às extremidades espetam-se, verticalmente, duas varetas de fazer pipas. Nestas colam-se dois pequenos espelhos planos (2 cm x 2cm). O feixe de luz laser da caneta atinge o espelho 1, reflete-se, atinge o espelho 2, reflete-se e atinge a parede onde se desenha uma grande escala. O acréscimo de um objeto pesado sobre a régua, deforma-a (imperceptivelmente) e essa deformação, ampliada, é detetada na escala da parede pelo desvio da luz incidente.

Bom sucesso!  E, escreva-nos contando seus experimentos.



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1