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Explorando as alavancas

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Destacar tipos de alavancas, suas aplicações na vida prática, experimentar novamente com o efeito do momento (torque) e evidenciar o rendimento (eficiência) da alavanca utilizada.

Material
Tábua-base   (30 cm x 8 cm x 2 cm)
Tábua-móvel (25 cm x 3 cm x 2 cm)
Arame de 12 cm e diâmetro
3 mm
Fita de aço de encaixotar ou pedaço de mola dura cilíndrica
Chave de fenda

Construção

(1)- Na tábua-base, faça dois furos de f 3 mm a 2 cm da extremidade e separados de 4 cm.

(2)-  Faça um furo a 2 cm da extremidade da tábua-móvel, no sentido da largura.

(3)- Introduza o fio de arame no furo da tábua-móvel.

(4)- Dobre o arame em forma de U (4 cm em cada perna) e encaixe as extremidades nos furos da tábua-base. Esse arame servirá de eixo e fulcro para a alavanca; uma espécie de 'dobradiça'.

- Pegue 25 a 30 cm de fita de aço (usada em encaixotamento), enrolando-a em camada sobrepostas numa chave de fenda. Tire-a da chave de fenda e empurre a parte central para fora, a fim de fazer uma mola de 3 cm de altura. Se você dispõe de um pedaço de mola cilíndrica em espiral essa fase poderá ser dispensada. Entretanto, é útil para o aluno ver como se pode fazer uma mola com essa técnica.

Procedimento

- Coloque a mola na posição A (figura da construção) entre as duas tábuas e faça os alunos observarem a força de que se necessita fazer para abaixar a tábua-móvel (alavanca) apertando-a em A, em B e em C.

- Passe a mola para a posição B e repita a experiência, observando as diferenças.

- Repita a experiência com a mola na posição C. Faça-os observar que com a mola na posição C (a que fica mais perto do fulcro) o esforço feito na ponta da alavanca (A), para baixá-la, é o menor de todos.

- Aproveite a experiência para mostrar dois tipos de alavancas nesta montagem; a inter-resistente quando se faz força em A (com a mola em B) e a interpotente quando se faz força em B (com a mola em A). Como inter-resistente pode-se dar como exemplo o "quebra-nozes" e como interpotente a "pinça".

- Faça os alunos aplicarem estes conceitos a aparelhos que fazem parte da vida deles (maçanetas de portas, as próprias portas, as chaves, o abridor de garrafas etc., incluindo o próprio corpo humano.

Dependendo da 'abertura' que a classe permite, o professor poderá não só nomear os tipos de alavanca (interfixa, inter-resistente ou interpotente), como discutir os tipos de alavancas como o são os braços, as pernas, as mandíbulas, o pescoço etc.

 


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