menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Questões de Estática 1
(Problema do vaso preso na tira de borracha)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

 

Enunciado
Uma fita elástica apresenta um certo comprimento total s quando tracionada por forças de intensidade K.s2, onde K é uma constante.
Conforme se ilustra, uma de suas extremidades dessa fita é presa ao teto. Na outra, é fixado um vaso com planta cuja massa total é m (vaso, corrente, gancho, terra etc.).

Perguntas
(a) - Que distância, abaixo do teto (sa), o vaso encontra sua posição de equilíbrio? Responda em termos de m, K e qualquer outra constante que se fizer necessária.

(b) - Quando essa fita elástica fica mais quente, ela torna-se mais “macia”, ou seja, torna-se mais fácil esticá-la. Como esse fato reflete-se na constante K ? Em outras palavras, o  K dessa fita elástica terá valor maior ou menor quando ela ficar mais quente?

Decidido isso responda: Se perdurarmos o vaso com esse mesmo pedaço de fita, dentro de uma estufa, ele ficará “mais alto” (sb < sa) ou “mais baixo” (sb > sa)  em relação à resposta do item (a)?

(c) - Suponha que, para um certo vaso de planta e para um certo pedaço dessa fita elástica, ele fique pendurado exatamente a 1 metro abaixo do teto. Verificando que o vaso ficava muito baixo, o dono da planta decidiu colocar uma segunda fita elástica. Agora a planta está pendurada com duas fitas elásticas idênticas, ambas presas ao mesmo gancho no teto. Que distância abaixo do teto a planta irá ficar?

==== Solução <==== clique
 

Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1