menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Gasômetro

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
A hidrostática está presente na armazenagem do gás de rua através do gasômetro. Em São Paulo, na Av. do Estado (se ainda não tiraram de lá!) você pode ver um, tão grande como um lote de terreno. Observando bem você verá que o tanque não está sempre à mesma altura - é um tanque telescópico.

Um trabalho para Feira de Ciências, mostrando um modelo de como produzir gás, como armazená-lo e como usá-lo, constitui excelente tema. Além dos estudos e consultas que você deve fazer para apresentá-lo em seu "stand" oficial, conforme mostramos na Sala 01 – Tudo sobre as Feiras, apresento-lhes essas sugestões.

Material
Fogareiro a gás ou elétrico, lata de cera (0,5 l) vazia, tubos de vidro, rolhas, lata cilíndrica de 3 a 5 l, lata cilíndrica pouco menor que a anterior; em altura e diâmetro.

Montagem

Detalhes: A lata menor deve caber no interior da lata maior do reservatório, deixando entre elas folga de a cerca de 0,5 cm. Coloque uma dentro da outra, retire a presilha que fecha o tubo de borracha e pela folga deixe cair água dentro das latas preenchendo-as até quase sair pelo tubo da lata superior. A extremidade livre do tubo que sai da lata inferior deve estar mais elevada que as latas, nessa operação. 
Após essa operação colocar a presilha no tubo de saída do reservatório.

Procedimento
Coloque alguns pedaços de madeira (lascas pequenas) dentro da lata de cera (produtor de gás) e aperte bem a tampa de encaixe, sem colocar o tubo de borracha.
Ligue o "fogareiro" e, quando o gás tiver se espalhado por toda a lata de cera e começar a sair pelo tubo de vidro, coloque o tubo de borracha que levará o gás ao armazenador.

A lata superior começará a subir conforme o gás vai se acumulando. Quando o reservatório estiver com um pouco mais da metade para fora, você poderá começar a queimar o gás. Se necessário, para iniciar a queima, aperte um pouco o reservatório, para aumentar a pressão do gás.

Se o fluxo de gás for rápido demais, isso poderá apagar o chama; controle essa vazão apertando um pouco a presilha. Para reabastecer o tanque, basta colocar mais combustível. Ao abrir a lata de cera você encontrará resíduo de carvão.

Use carvão macio (carvão betuminoso), carvão mineral, para aumentar a eficiência do processo. Quebre o carvão em pedaços bem pequenos. Ao queimar carvão mineral no seu produtor de "gás de carvão", ao abrir a lata, encontrará "coke" de verdade.

Você pode obter gás a partir que qualquer planta ou substância de origem vegetal e animal (pão, cereais, algodão etc.)

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1