menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Os eternos dançarinos

Prof. Luiz Feraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Outra divertida experiência que ilustra o efeito da tensão superficial .

Material
Uma bacia com água.
Bolinhas de cânfora ou naftalina.
Rolha de cortiça com uns três centímetros de diâmetro.
4 agulhas de coser ou 4 palitos de dente.
Figura de cartolina com os dançarinos.

Descrição
Essa é uma experiência clássica que demonstra o efeito da tensão superficial e é sugerida em livros antigos. Tome uma rolha grande de cortiça e corte-a cuidadosamente a cerca de 1/3 da parte mais larga. Depois corte a parte estreita em 4 pedaços ( ilustração abaixo).
Enfie 4 agulhas de coser ou 4 palitos de dente no disco de cortiça, formando uma cruz. Na ponta de cada agulha (palito) enfie um dos 4 pedaços menores, pela face plana, como mostra a figura abaixo. Uma gota de cola (superbonder) na área de cada furo, é recomendável. Cuide para que a face curva de cada pedaço de rolha fiquem todas para o mesmo sentido de rotação.  Em cada um desses pedaços, na face oposta a da curvatura, cole uma pastilha de naftalina (desinfetante doméstico). Cole a figura dos dançarinos sobre o disco maior e ponha o conjunto, com cuidado, sobre a superfície da água de uma bacia. Se tudo for bem feito os dançarinos bailarão durante vários dias.

Análise
A tensão superficial é uma propriedade dos líquidos que causa uma espécie de contração na superfície formando uma fina pele elástica. Recomenda-se uma leitura sobre a teoria da tensão superficial (clique no destaque), como trabalho de pesquisa.
As experiências originais usavam bolinhas de cânfora, material usado para prevenir o mofo. Hoje elas são de naftalina ou outros produtos, mas ainda servem para essa demonstração. Quando o material dessas pastilhas se dissolve na água a tensão superficial na região diminui. Isso causa uma força sobre as pastilhas, criando um torque sobre o conjunto que começa a girar.

Dicas
Junte essa experiência com outras sobre tensão superficial e faça uma exposição completa sobre esse tema. apresente, por exemplo, essa e aquela do peixe de papel (ou ainda outras).
Não deixe de pesquisar sobre o tema tensão superficial.
Copie ou imprima a figura abaixo (clique sobre a figura com o botão direito do mouse, salve-a em um arquivo e, posteriormente, a imprima). Faça duas impressões, pinte, cole sobre cartolina e recorte. Depois cole cuidadosamente sobre o disco de cortiça.

Continue visitando o site: www.feiradeciencias.com.br



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1