menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

O modelo de Magdenburg
(Discos com punhos)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
À moda dos famosos hemisférios de Magdenburg, primeiro dispositivo a demonstrar dramaticamente a força exercida pela atmosfera terrestre sobre os corpos, os discos aqui apresentados permitem vários ensaios para destacarem os efeitos da pressão atmosférica.

Material
Dois discos de vidro plano (ou PVC) com diâmetro de 15 cm e espessura 3 a 4 mm [(a), na ilustração a seguir]; dois discos de acrílico com diâmetro de 6 cm e espessura 1 cm (b); duas bolas de borracha maciça com diâmetro de cerca de 3 cm (c) e parafuso.

Montagem

Essas bolas, que também podem ser de madeira, são muito usadas como puxadores de portas e gavetas. Aparafuse as bolas nos centros dos discos de acrílico. Faça um rebaixo nesses centros, para acomodar as cabeças dos parafusos (d). Cole, com araldite transparente ou cola de silicone, os discos de acrílico nos discos de vidro, bem centrados, de modo a obter dois discos com punhos (e).

Operação
Molhe as faces planas dos vidros (g) e comprima um contra o outro (h) para expulsar o ar entre eles. Agora (i) tente separá-los! 
Eis uma bela simulação dos famosos hemisférios de Magdenburg! Se quiser separa-los, mergulhe tudo em água e procure deslizar um sobre o outro. 

Aplicações
Os discos preparados no projeto acima, servem para outras excelentes demonstrações que põem em evidência a pressão atmosférica. Eis algumas sugestões:

Montagens




Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1