menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Fonte para servir refrigerante

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
Sirva refrigerante aos visitantes da Feira, mediante uma fonte ... e ensine Física.

Material e Montagem
Garrafa PET de 2 litros, tesoura, tubo de vidro (ou plástico) em U de 6mm diâmetro, mangueira plástica flexível ou 'tripa de mico' (garrote) [um 'equipo para soro' pode ser usado]. Garrafa com refrigerante e copo.

(a) Corte, um pouco acima da metade, uma garrafa plástica (refrigerante PET, 2 litros, rótulo de plástico).
(b) Adapte à sua boca uma rolha com um furo (ou use a própria tampa plástica da garrafa). Nesse furo force um dos ramos de um tubo de vidro em U. Emende, mediante um tubinho de látex (ou tripa de mico - garrote), um tubo de vidro reto na extremidade externa do U.  Tubos plásticos podem substituir o vidro. Até canudinhos de refrescos, recurváveis, podem ser experimentados.

(c) Mantenha o tubo de vidro reto, na vertical. Encaixe na garrafa cortada uma garrafa cheia de refrigerante. O refrigerante sairá da garrafa cheia até que o nível na garrafa inferior chegue à boca da superior. Veja o nível no tubo externo — é igual! Ambos os níveis estarão à pressão atmosférica!
(d)Agora é só baixar o tubo reto e servir o refrigerante. Depois de servida essa dose, retorne o tubo reto para a vertical.

Nota: Para que a garrafa cheia encaixe bem na garrafa cortada proceda assim: após o corte da garrafa, mergulhe essa extremidade recém-cortada em água quente e force uma outra garrafa igual nessa abertura, de modo a alargar um pouco a região recém-cortada.

Funcionamento
Todo o sistema é controlado pela pressão atmosférica; é o mesmo princípio de funcionamento dos 'bebedouros para aves'.
Quando a boca da garrafa de refrigerante está mergulhada no líquido da 'meia-garrafa', a pressão que a atmosfera exerce sobre a superfície livre do líquido na 'meia-garrafa' é suficiente para equilibrar todo o conteúdo da garrafa de refrigerante (líquido e ar). Abaixando-se a mangueirinha (garrote), o líquido escoará e o abaixamento do nível permitira uma entrada de ar dentro da garrafa de refrigerante e, com isso, a saída de mais refrigerante --- até que o nível feche novamente a boca da garrafa; ai para de escoar.



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1