menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

O mistério do balão

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
Que tal olhar para o interior de um balão de borracha (bexiga) cheio de ar (inflado) e — com o bico aberto?  
Para encher um balão de aniversário com ar, você assopra pelo bico, vencendo não só a pressão atmosférica como a força elástica do próprio balão. A seguir, amarra o bico e lá está o balão pronto para a festa. Vamos agora encher o balão por técnica oposta, ou seja, vamos manter o bico aberto e diminuir a pressão na face externa do balão. Isso é fácil, veja a montagem.

Material
Garrafa PET de 2 litros; balão de borracha; cordoné.

Montagem

(a) Enfie um balão de borracha, vazio, pelo gargalo da garrafa de refrigerante (PET - 2 litros). Vire o bico sobre o gargalo, de modo a envolvê-lo e amarre as bordas com punhos de elástico ou cordoné, mantendo-o aberto para a atmosfera.

(b) Próximo à base de apoio da garrafa, faça um pequeno orifício com uma agulha ou ponta de compasso.

(c) Coloque sua boca contra esse furinho e aspire o ar do interior da garrafa. Tape com a língua ou com o dedo entre etapas sucessivas de aspiração. Com isso, o balão irá se enchendo. Continue aspirando até que o balão preencha quase que todo o volume interno da garrafa.
Quando achar que o balão está bem cheio, tape o furinho com 3 cm de fita durex transparente. Lá está o balão cheio e com o bico aberto! De uma boa olhada lá dentro (e deixe os espectadores olharem também!). Sem dúvida Irão lhe perguntar como você conseguiu tal proeza. O furinho e o durex não são observados pelos espectadores; você é que deve mostrar isso!

Explique tudo direitinho, sem mistérios ou coisas do além; isso é Ciências e não tapeações baratas!
Esse experimento dá margens a outros desafios.



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1