menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Aquecedor residencial
(Modelo didático)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
Eis um modelo didático para um aquecedor residencial. Nele pode-se evidenciar o 'trabalho' das correntes de convecção --- um modo de propagação do calor.

Montagem
A montagem didática que se segue é início de um tema bem geral --- o aquecimento de residências em regiões com nítidas estações de inverno. Esse modelo usa como veículo de transferência de calor, da região quente para a região fria, as correntes de convecção.

Após a montagem da aparelhagem, ligue a fonte de calor e deixe o sistema estabilizar por uns 10 minutos. Para observar nitidamente as correntes de convecção, deite um pouco de corante no reservatório A.

Variante com latas

Material

3 latas de óleo de 1 litro;
1,5 m de tubinhos de cobre de Ø 4 mm;
solda; soldador elétrico, furadeira, broca.

Montagem

Retire completamente a tampa de uma das latas e rebata as rebarbas (cuidado!); esta será o reservatório superior pelo qual se fará a alimentação de água do sistema. Aquecer no bico de Bunsen as extremidades dos tubos onde se fazem as dobras e soldar nas latas (furar com furadeira e broca de diâmetro adequado). Um adulto virá bem a calhar nestas operações!

Depois de tubo soldado e fixado nos devidos suportes, preencher o reservatório superior até cobrir o tubinho soldado na lateral (para garantir que não há bolhas de ar no sistema). Ligue o bico de Bunsem e aguarde a estabilização do sistema.

Bom sucesso!
 



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1