menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

O gênio da garrafa

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
Em uma garrafa de vidro transparente coloque um pouco de tinta de escrever e acrescente água fervente (1). Aguarde a saída de bolhas de ar e acrescente mais água quente, até preencher totalmente a garrafa. 
Em outra garrafa igual à anterior coloque água fria ou gelada até total preenchimento (2).

Coloque uma carta de baralho (ou outro cartão liso) sobre a boca da garrafa que contém água fria e inverta sobre a garrafa com água quente colorida (3).

Ainda com o cartão na boca da garrafa, ajuste bem uma sobre a outra (3). Retire a carta puxando-a lateralmente, permitindo, com isso o contato entre as duas águas (4).  Você poderá fazer isso usando de duas garrafas PETs de 2 litros e suas tampas apropriadas. Cole as tampas 'costa a costa' e depois da secagem faça um furo de diâmetro 0,5 cm no centro das tampas. Encha a garrafa de baixo com água quente; a outra com água fria. Vire e enrosque rapidamente a fria sobre a quente.

A água colorida quente, num filete, passa para a garrafa superior, num movimento oscilante que lembra o 'gênio da lâmpada mágica'.

Você na verdade está observando apenas a parte ascendente das correntes de convecção; na garrafa inferior também há um filete de água fria indo ao fundo da garrafa. Olhe com cuidado e você verá esse filete descendente devido á diferença entre os índices de refração das águas quente e fria.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1