menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Sistema Refletor Inversor 2
(3 espelhos planos)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Introdução
Esse sistema de três espelhos montados numa estrutura com dois grandes discos (que permita sua rotação), determina inversão e rotação das imagens. Esses discos serão girados manualmente pelos próprios espectadores, de preferência ao pares (para que um observe o outro).
O ponto de partida para o experimento é aquele em que os três espelhos estão no plano vertical, como se ilustra:

Disposição inicial dos espelhos

As imagens
Um observador no extremo direito da montagem vê a face do observador do extremo esquerdo, porém, com reversão. É notável.
Raios de luz provenientes do observador esquerdo não atingem diretamente o observador direito --- eles sofrem, outrossim, três reflexões sucessivas, uma em cada espelho, antes de atingirem o observador direito, como se vê abaixo:

Três reflexões justificam a reversão

Girando-se a estrutura de um quarto de volta (90o), um espelho dispõe-se na horizontal e os outros dois em planos inclinados em relação à horizontal, como se ilustra:

Sistema à 90o da posição inicial

Nessa nova posição, o sistema fornece ao observador da direita uma imagem da face do observador da esquerda, girada de 180o (de cabeça para baixo)! Os raios de luz cruzam-se três vezes antes de atingirem o globo ocular do observador; por isso a imagem virtual final apresenta-se girada de 180o . Observe isso:

Trajeto dos raios (a) e (b) no sistema de espelhos 1 e 2; imagem final observada.

Comentários da montagem
Para a montagem final, dois pedaços de madeira compensada fina, apoiadas nas bordas do espelho 3 e ligeiramente inclinadas em relação a ele, impede a visão direta através do espaço que separa a junção 1--2, com o espelho 3. Eis o esquema final da montagem, com o espelho 3 na horizontal:

1, 2 e 3 --espelhos; 4 --discos de compensado; 5 --chapas de compensado,  
6 --tocos(sarrafos) de apoio, 7 --mesa da montagem

Aspectos da montagem; face voltada para o observador

Essa é mais uma das montagens indispensáveis em Exposições Científicas.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1