menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Ilusões de óptica
(colaboração do Thiago)

Thiago Alexandre dos Santos
thiago@netvision.com.br

Tive a grata satisfação de receber essa mensagem, via e.mail, do amigo Thiago:

"Adorei sua matéria sobre Ilusões Ópticas. Tinha planejado apresentar esse ano, algo sobre esse assunto na Feira de Ciências de minha escola, mas ainda não tinha encontrado nenhum lugar onde falasse sobre o porque dessas ilusões, até achar o seu.
Uma ilusão bem legal que conheço é assim: você pega um tubo de papelão (eu faço com folha de papel sulfite) e o aproxima bem de seu olho direito. Encoste sua mão esquerda ao lado do tubo, bem próxima de seu olho esquerdo, tapando-o. A seguir, vá afastando lentamente a mão esquerda (mantenha o tubo no olho direito) e, num dado momento vai aparecer um 'furo' bem no meio de sua mão!!! Eis uma ilustração:

Uma outra ilusão que aprecio bastante e vejo em diversos sites da Internet é a do tabuleiro de xadrez. Eu a anexei ao e.mail para ver se você gosta. Acredita que (usando suas palavras tiradas do artigo No Mundo das Ilusões), o quadrado claro dentro da sombra tem a mesma tonalidade que o quadrado escuro fora da sombra? Use um editor de imagens e comprove!!!

Um abraço,

Thiago "

E eu agradeço e estimulo mensagens como a do Thiago,

Léo

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1