menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Periscópio
(modelo didático)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Introdução
Como já sabemos, e nos utilizamos disso em algumas montagens nessa Sala 09, a associação de espelhos planos nos permite construir vários aparelhos. Um deles, didaticamente bastante interessante, é o periscópio. Sua aplicação vai desde 'olhar por  cima do muro' até observar um desfile nos dias festivos, com toda uma multidão pela frente a atrapalhar sua visão direta.

O periscópio utilizado nos submarinos não usa de simples espelhos planos e sim de prismas ópticos construídos com toda as técnicas de engenharia; o nosso é um modelo didático que tem como princípio básico a reflexão da luz. Dada a simplicidade da construção e das leis ópticas envolvidas é bastante recomendado para as 'demonstrações' em Feiras de Ciências.

Os espelhos planos fornecem, a partir da luz proveniente de um objeto real, uma imagem virtual, do mesmo tamanho do objeto e simétrica ao objeto, em relação ao espelho (d = d'). A figura abaixo (esquerda) ilustra essas propriedades entre objeto e imagem conjugada por um espelho plano.

A ilustração acima (direita) indica dois espelhos planos associados de modo que suas faces refletoras são paralelas. O raio de luz (vermelho) reflete-se no primeiro espelho, reflete-se no segundo e sai na mesma direção do raio incidente original. Esse é o princípio de funcionamento do periscópio.

Material
Cartolina preta ou papelão recoberto com papel preto; dois espelhos planos comuns de 9 cm por 14 cm; régua, tesoura, cola etc.

Montagem
1- Obter a cartolina preta (ou papelão) e cortá-la nas medidas 43 cm por 66 cm;
2- Traçar as linhas de referência e cortar a cartolina nas regiões indicadas em amarelo;

3- Vincar a cartolina segundo as linhas marcadas em vermelho;
4- Fechar a dobradura e observar se houve alguma falha nos cortes ou nos vincos e apreciar como deverá ficar a montagem final;
5- Colocar os espelhos no interior da montagem, ajustando-o  para a inclinação correta; verificar o funcionamento mesmo antes de colar a última face da caixa.

6- Usar cola ou fitas adesivas para fixar tanto o espelho nas laterais internas da caixa como para o fechamento final da caixa.

7- Divirta-se e mostre aos colegas como funciona 'a coisa'.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1