menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Holografia
(Didática, 5a à 8a séries)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Introdução
Holografia significa gravação ou registro do todo. A figura holografada parece presa, congelada, como se fosse um objeto inteiro.
A palavra 'holografia' vem do grego: "holo" quer dizer 'todo' e "grafia", 'escrita'. A holografia é uma técnica que vem sendo desenvolvida há um longo tempo. É uma forma de se guardar uma imagem, assim como a fotografia ou o cinema. Só que a holografia guarda uma imagem inteira. É a imagem em três dimensões, que é parecida com a visão humana sobre as coisas que existem no mundo: com altura, comprimento e largura.

Histórico
Quem disse primeiro que era possível registrar uma imagem em três dimensões foi o inglês Dennis Gabor, em 1948. Na época, Gabor não conseguiu provar essa teoria, mas recebeu o Prêmio Nobel de Física por causa dela, em 1971.
As holografias só passaram a existir depois de 1960, com a descoberta do raio laser pelo cientista norte-americano Theodore Maiman. O raio laser é também usado na medicina e em outras atividades, como na indústria.

Teoria elementar
Para você entender o 'raio' laser, imagine que todos os objetos refletem luz em forma de ondas. As ondas luminosas naturais (do Sol, da lâmpada de seu quarto etc.) não têm todas a mesma freqüência e, além disso, são desordenadas. O raio laser é um tipo de 'estabilizador' de ondas de luz. Ou seja, ele faz com que todas as ondas de luz, de mesma freqüência, se ordenem. A luz normal parece uma multidão caminhando por um parque, sem ordem. A luz laser parece um exército organizado de pessoas caminhando.

Para se fazer holografia, é preciso iluminar o objeto com a luz do raio laser. Além disso, o objeto deve receber luz no mesmo momento e em todas as direções determinadas pelo hológrafo --- pessoa que faz holografia.

Como se faz um holograma


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1