menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Espelhos Espanta Pássaros *
(Espantalho não agressor ao meio ambiente)

Apresentação
Os produtores de uva de Bagé (RS) adotaram uma nova tecnologia, importada da Inglaterra, para afastar os pássaros que devoravam praticamente toda a plantação. A “engenhoca” consiste de uma pirâmide, de três lados, revestida com espelhos.
Segundo Norton Sampaio, produtor de uva e engenheiro agrônomo da Urcamp (Universidade da Região da Campanha), a vantagem dessa tecnologia é que ela espanta os pássaros sem matá-los, o que preserva o equilíbrio do ecossistema da região.
Ele informa que 20 produtores de Bagé já plantaram desde 2000 um total de 150 hectares de uvas para vinhos numa escala de 50 hectares por ano. E comenta que, no ano passado, dos primeiros 50 hectares, cinco foram selecionados em caráter experimental para produzir frutos antecipadamente, já que a primeira produção comercial esperada era para este ano. O problema é que os pássaros comeram quase toda a produção experimental —cerca de 15 toneladas de uva. Sampaio diz que, neste ano, os produtores de uva da região esperam colher 200 toneladas da fruta, que serão usadas na produção de vinho. Segundo ele, os pássaros devem comer uma tonelada, considerada uma perda pequena.

O espantalho hi-tech
A pirâmide é sustentada por uma base e fica girando em torno de um eixo. Na base há um motor elétrico movido a uma bateria de 12 V, a mesma usada em automóveis. Os espelhos refletem os raios do sol e emitem flashes de luz, que espantam os pássaros. A pirâmide possui uma forte capacidade de 'concentração de luz', que garante a emissão dos raios mesmo se a luminosidade solar estiver fraca.

Beterraba
O sistema começou a ser usado na Inglaterra, onde os produtores sofrem com os ataques dos pássaros às plantações de beterraba. A tecnologia, que em inglês é chamada de “Peaceful Pyramid Birdscarer” (algo como espantalho pacífico de pirâmide), pode ser usada para outros tipos de frutas e também para horticultura.

No Brasil, de acordo com Sampaio, os produtores de uva de Bagé foram os únicos até agora a adotar as pirâmides. Cada pirâmide sai, no Brasil, com os custos da importação, por R$ 450 e cobre uma área de aproximadamente quatro hectares.

* Reportagem de Alessandra Milanez, "Viticultores do RS usam pirâmide de espelhos para afastar pássaros", para FOLHA DE SÃO PAULO, AgroFolha, B-10, de terça-feira - 4 de fevereiro de 2003.

Comentário do Feira de Ciências
Comecei a montagem de um protótipo para colocá-lo aqui. Usei um motor do limpador de pára-brisa de automóvel (obtido em sucata de oficina mecânica; normalmente 'trocado' devido à falha do sistema de contatos elétricos de pausa e fim-de-curso ... todavia, motor e redutor de velocidade continuam íntegros.) e uma bateria de 12 V para No-Break. A velocidade final, após a redução, é o suficiente. A pirâmide superior foi montada com placa de poliuretano de 2 mm (placa preta) e espelhos planos de 2 mm foram colados diretamente nessas placas. Vamos aos testes.

Dezembro de 2007 ... terminei meus testes. Os aparelhos acima descrito funcionaram a contento. Todavia, a técnica de colar espelhos planos em placas de PVC resultou cara e, pior ainda, placas deformáveis frente às intempéries! Resolvi o problema de modo mais prático ... e custo zero!
Usei como redutor de velocidade um dispositivo de levantar a antena do carro -- sucata -- (dotado de fonte de 12 VCC) e como parte móvel apenas uma vareta cilíndrica ligada ao eixo de rotação e nesta vareta coloquei disco de cd-rom inclinados a 45o. Fiz versões com 6 e 2 cd-rom. Na versão de 2 cd-rom usei um motor de relógio elétrico para 12VCC.

Eis as fotos:

Sugestões, como sempre, são bem vindas. Léo.

RECOMENDAÇÃO: Motores elétricos (12, 24 e 117 V) dotados de sistema de redução de rotações (várias opções) podem ser obtidos na "MICRORED Microredutores e Motores Ltda.", microred@microred.com.br  - www.microred.com.br.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1