menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Levitação virtual
(imagem em espelho plano)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Estudo das imagens virtuais que espelho plano conjuga de objetos reais; ilusão de levitação.

Material

4 sarrafos de (48 x 2,5 x 2,5)cm
8 sarrafos de (43 x 2,5 x 2,5)cm
1 espelho plano comum de (60,8 x 48)cm
cola para madeira, reforço para cantos, tinta etc.

Montagem

Visão geral

Construir o cubo de sarrafos. É conveniente que tais sarrafos sejam feitos com os devidos encaixes, tipos de marcenaria, para garantir a rigidez da estrutura. O simples uso de cola de madeira pode demandar a aplicação de reforças nos cantos (cunhas de 45o) ou chapinhas de alumínio dobradas a 90o e fixadas com parafusos para madeira. O espelho deve ser cortado na medida correta para encaixar numa diagonal do cubo. Cunha de apoio podem ser previstas.
Nossa medida (cubo de 48 cm de aresta) foi baseada na altura de um adolescente; se o equipamento for usado por adulto, em demonstrações, convém que o cubo tenha altura de cerca de 5 cm acima dos joelhos; convém ainda, que o cubo seja colocado sobre uma plataforma de cerca de 30 cm de altura para bem destacar o efeito para uma platéia.

Procedimento
Uma pessoa entra no cubo de forma que o espelho plano fique entre suas pernas. Na apresentação, ela se inclina (apoiando-se num vértice do cubo) enquanto levanta a perna que está na frente do espelho, causando a ilusão de que está suspensa 'no nada', levitando.
Obviamente o que o expectador vê é a perna levantada e sua imagem virtual conjugada pelo espelho plano; a outra perna continua apoiada no tablado.

Eis uma foto colhida em <  >, mostrando uma garota fazendo sua apresentação de 'levitação'.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1