menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Composições de movimentos 3
(Figuras de Lissajours)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
Outro modo simples para se visualizar uma determinada figura de Lissajous é através da vibração mista de uma barra metálica, de secção retangular, dobrada em ângulo reto, como se ilustra:

Comentários
Uma das extremidades da barra dobrada, a mais curta, de comprimento L1, é rigidamente fixada numa pesada morsa. Na outra extremidade da barra, de comprimento L2, fixa-se uma pequena bola pintada de branco ou um pequeno espelho plano. No caso do espelho, pode-se usar do feixe de luz laser de uma caneta-ponteiro para projetar o ponto luminoso, após reflexão no espelho, em uma tela.
Se a razão entre os comprimentos das duas porções da haste é racional (L2/L1 = p/q, p e q inteiros), ao ser percutida a haste, a bola executará a composição dos dois movimentos (o da haste vertical para a direita e para a esquerda e o da haste horizontal para cima e para baixo), numa trajetória contínua, fechada e repetitiva. Ilumine bem a bolinha, caso a use no lugar do espelho plano.

Nota: Relate-nos sempre seus experimentos e tentativas. Suas dificuldades, erros e sucessos, podem ser postos em nossas páginas (com sua devida autorização e créditos) e servirão de guia para os demais jovens que optarem por esses projetos. Nossos particulares agradecimentos.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1