menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Osciladores duplos

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
Esse texto descreve um sistema de osciladores duplos acoplados magneticamente. 
Fixe duas tiras de aço (30 x 1,3 x 0,05) cm ao bloco de madeira, como se ilustra, de modo que ambas permaneçam paralelas. Fixe firmemente o bloco de madeira numa mesa. Feito Isso, qualquer uma das tiras poderá oscilar livremente e independentemente.  

A seguir, cole com araldite, um ímã na extremidade livre de cada lâmina de aço. Os ímãs também podem ser fixados com braçadeiras de alumínio. Os dois osciladores estão agora acoplados magneticamente. 

Um posto a oscilar, sua energia se transfere (magneticamente) para o outro (que passa a oscilar em quadratura de fase) e vice-versa. É interessante verificar o fenômeno que se destaca quando as lâminas têm freqüências naturais diferentes. Para isso, basta acrescentar um pequeno massor em uma delas. O detalhe na ilustração acima mostra esse um massor ajustável.

O acoplamento entre eles pode ser modificado pelo simples ajuste das posições dos ímãs; por isso é bom dotar também os ímãs de braçadeiras como o molde ilustrado.

Os ímãs atuarão como se houvesse uma mola entre as lâminas. Muitas lâminas podem ser acopladas, ao longo de uma linha reta, por essa técnica. Nessa situação teremos um excelente dispositivo para a propagação de ondas.


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1