menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor
Panetone sonoro-flamejante
(Bolo cantante para aniversários)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
O panetone está acabando! Que fazer com aquela simpática lata vazia? Que tal explorar a distribuição de ondas numa cavidade ressonante? Que tal visualizar isto através de chamas? Podemos até transformar tudo isto num motivo para um aniversário científico --- um bolo sonoro-flamejante!

O modelo científico - Figuras de Chladny

Nossa montagem

Material

1 lata de panetone vazia,
1 alto falante (8 ohms) de diâmetro ligeiramente inferior ao da lata (veja texto),
1 punção com ponta de 1 mm,
1 bico de entrada de gás,
1 bujão pequeno de gás de cozinha,
1 m de mangueira flexível para gás

Ilustrações

Montagem e Procedimento

1- Preparo da tampa da lata
A tampa da lata de panetone deve ser perfurada em toda sua extensão plana, deixando os furos espaçados com cerca de 2 cm. Esta operação requer um ponteiro (punção, tipo ponta de compasso), pequeno martelo, furadeira elétrica de bancada e broca de 1 mm. Primeiro deve-se riscar, levemente, a tampa pelo ´lado de trás´ com o ponteiro, fazendo o quadriculado de lado 2 cm. Na intersecção desses riscos, com o ponteiro e martelo, deve-se fazer pequena mossa de modo que, na hora de furar, a broca não fique deslizando sobre a chapa. Depois a tampa, já devidamente puncionada, deve ser levada à furadeira de bancada para receber os furos de 1 mm (apoiar o ´lado da frente´ da tampa numa madeira macia plana e fazer os furos). Na fase final da montagem esta tampa deverá encaixar bem apertada na lata de panetone (normalmente isto já acontece com as latas de panetone de boa qualidade).

2- Preparo da lata
Se você possuir um altofalante que caiba justo dentro da lata de panetone e ainda sobra algum espaço entre a ´boca do alto falante´ e a tampa que será colocada, tudo bem, já terá meio caminho andado. Eu usei um alto falante BRAVOX de 40 W cujo cone tem diâmetro pouco menor que o diâmetro da lata; então tive que usar um ´aro´ de E.V.A. fixado à carcaça do aparelho de modo a entrar bem justo no interior da lata. O alto falante foi apoiado no fundo da lata e a cerca de 3 cm deste fundo foi praticado um orifício de 1 cm no qual foi adaptada uma borracha passante. Por esta borracha passam os fios do alto falante. Ainda nesta lata, a cerca de 3 cm abaixo da borda da tampa foi praticado outro orifício para fixar o bico de entrada de gás (adquirido em casa de artigos para fogões).

Cuidado! O gás não poderá vazar quer pelas bordas destes orifício quer pela tampa. Use massa plástica seladora para bem vedar o orifício por onde passam os fios e, se necessário, passe fita adesiva transparente ao longo da borda da tampa.

Preparo final
Fixe a mangueira que vem do pequeno bujão de gás (tipo acampamento) no bico de entrada de gás. Coloque a tampa da lata (veja se está bem ajustada para evitar vazamento de gás). Ligue os dois fios que vem do alto falante no amplificador de áudio. Instale o microfone no amplificador.
Ligue o amplificador e fale próximo ao microfone para verificar se está funcionando a parte de áudio; regule a intensidade sonora para um valor ´baixo´.
Abra ligeiramente o registro do gás, aguarde um instante para o gás preencher o interior da lata e de lá retirar todo o ar e, a seguir acenda, com a chama posta num longo palito de churrasco, todos os orifícios da tampa.

Na ausência de qualquer som no microfone as chamas devem ter praticamente a mesma altura (regule a válvula de gás para que a altura da chama fique com cerca de 2 cm); aumente progressivamente a intensidade sonora (´volume´) e aprecie as variações na alturas das chamas. Cada frequência recebida no alto falante corresponderá a um diferente padrão de nós e ventres na cavidade ressonante que medeia entre a tampa e o fundo da lata --- esta variação de pressão repercute externamente variando as alturas das chamas.

Com o oscilador de áudio, você poderá observar, para cada frequência um padrão de nós e ventres nas chamas.

Bom sucesso!


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1