menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Carrossel eletrostático

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Essa montagem, muito simples, poderá evidenciar a repulsão das cargas de 'mesmo nome', a resultante centrípeta e o pêndulo cônico 'eletrostático'.

Montagem

Uma bola de pingue-pongue grafitada, presa a um longo fio de linha cuja outra extremidade está fixa num ponto elevado, bem na vertical que passa pelo vértice da cúpula, lhe proporcionará um carrossel eletrostático e muito desenvolvimento em termos de força centrípeta.
Para grafitar uma bolinha de pingue-pongue, isopor etc, faça uma mistura de grafite em pó (facilmente obtido em lojas de acessórios automobilísticos) e álcool. Use um pincel chato.
Ligue o gerador, com a bolinha inicialmente encostada nele. Assim que ela se eletriza por contato, será repelida; dê-lhe um sopro tangencial e ela começará a girar em torno do domo, sem tocar nele. Há um bocado de Física nisso, aprimore-se.

Um colega sugeriu que eu trocasse o nome do experimento para 'Orbitador eletrostático'. Que acha?

Faça um diagrama de forças sobre a bolinha, na posição indicada na ilustração, por exemplo. Discuta o tipo de movimento da bolinha. Isso pode ser associado a um satélite em órbita ao redor da Terra? Por quê?

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1