menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Suporte especial
(Suporte móvel e isolado para experimentos)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Construção de um suporte móvel para diversos experimentos em eletrostática e eletromagnetismo.

Material
Base de madeira, lápis, tubo de ensaio e régua plástica.

Montagem

Escolha um tubo de ensaio fino, o suficiente para que entre um lápis em seu interior. Pegue a régua plástica e faça um furo central com diâmetro suficiente para passar o tubo de ensaio. Espete o fundo do tubo do furo da régua até 1/4 do comprimento do tubo; algumas gotas de cola epóxi (superbonder) entre a régua e o tubo dará suficiente fixação.  Espete a traseira do lápis no suporte de madeira de modo que fique bem na vertical (use um pouco de cola, se necessário). Coloque o tubo sobre a ponta do lápis como indica a ilustração acima.
A ponta de grafita (excelente lubrificante) e o vidro do tubo de ensaio, formam um sistema de atrito praticamente nulo (e muito estável, devido á baixa posição do centro de gravidade do conjunto móvel).
Sobre a régua podem ser colocadas bolinhas de isopor para estudo das repulsões, atrações e da lei de Coulomb. A montagem de dois desses suportes permite várias outras experimentações, mesmo na área do eletromagnetismo. Simples, prático e eficiente!

Nota: A régua deve ficar equilibrada na horizontal, por isso, cuidado ao fazer o furo! Uma régua plástica de 30 cm pode não ter seu centro de gravidade exatamente aos 15 cm, assim, é bom equilibrar a régua na horizontal, sobre a quina de outra régua, por exemplo, para achar a posição correta do furo. Com a régua bem equilibrada o lápis (na vertical) não toca no tubo de ensaio a não ser pela sua ponta.

Bom sucesso!

[Revisado em 28/07/2011 ... 09:23 h]



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1