menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Descarga Corona
(Eflúvios
)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Evidenciar o efeito Corona.

Material
Gerador de Van de Graaff; esferas; discos; barras metálicas etc.

Montagem

É conveniente realizar essa seqüência no escuro.

De início aproxime, um de cada vez vários condutores do domo; esfera, disco etc. Observe, durante o faiscamento, que da cúpula (negativa) a descarga sai de uma pequena região (ponto) e a partir daí ramifica-se. No condutor positivo a descarga chega sempre ramificada e do negativo sai sempre “concentrada”.
Se segurar uma esfera metálica perto do domo (sem chegar perto demais para ocorrer faiscamento), verá, na região da esfera voltada para o domo uma ampla neblina luminosa; isso é a descarga Corona positiva. As manchas pequenas de luz que se observa próximo ao domo são descargas Corona negativas. No escuro, retirando o hemisfério superior da cúpula você poderá notar essas descargas entre a escova e a cinta eletrizada.
Leia mais sobre o assunto. Use a Biblioteca da Escola!  

Quem não conhece esse efeito e as propriedades dos gases ionizados, com certeza, cairão nos 'contos das máquinas Kirlian', com suas 'propriedades místicas, esotéricas e mirabolantes' de "auras" e que tais (sem contar que são vendidas nas bagatelas de US$ 6000 e os cursos só podem ser dados pelos autores, nos países de origem ... coisas do 'outro mundo'!). Quem não se dedica à Ciência investe na ignorância.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1