menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Pararaios
(Modelo didático
)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
O projeto esclarece a proteção determinada por um pára-raios (haste metálica pontiaguda) sobre uma residência (representada por uma esfera e seu suporte metálico). O sistema nuvem-terra é representado por duas placas metálicas separadas por postes isolantes (tubos de ensaios).

Material
Duas placas de alumínio de (30 x 30) cm; quatro tubos de ensaio (ou tarugos de PVC); uma esfera metálica dotada de 'pé' metálico; ponta metálica (agulha de aço) e máquina eletrostática.

Montagem

O sistema nuvem ('carregada')/terra constitui um capacitor com dielétrico de ar. A esfera metálica, suportada por pé metálico (que representa a residência), é colocada entre as duas placas de alumínio (uma representa a nuvem e outra a terra). Um modelo de casa, em papelão, pode ser estrategicamente colado ao conjunto esfera-pé.

Ligando-se as placas metálicas aos terminais de uma máquina eletrostática (Van de Graaff, Wimshurst etc) saltará faíscas entre a esfera e a placa superior (ajuste as distâncias para que isso ocorra com seu gerador eletrostático), denotando o raio, que causa danos aos moradores da casa. 
Coloca-se, a seguir, a ponta metálica ao lado da esfera.

Ao se ligar novamente a máquina eletrostática, não mais se observará faíscas entre esfera e placa superior. O raio foi eliminado!. 
O efeito de pontas impede que o sistema nuvem-terra (placa superior - placa inferior) atinja uma diferença de potencial desruptiva (em forma de faísca). Há apenas um eflúvio da ponta para a placa superior, sem faiscamento. 
Excelente motivo ilustrativo para Feiras de Ciências e Trabalhos Escolares.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1