menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Campainha elétrica de Franklin 3

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Modelo de campainha eletrostática. Benjamin Franklin usava tal modelo de campainha, em sua casa, para os serviços domésticos de que usufruía.

Material
Fio grosso, de cobre ou alumínio; três campânulas de campainha de telefone ou de bicicleta; suportes isolantes e máquina eletrostática (ou garrafa de Leiden).

Montagem

As bolinhas leves e condutoras (bolinhas de isopor grafitadas) são atraídas, inicialmente por indução, pelas campânulas eletrizadas mais próximas. Ao tocá-las, adquirem cargas de mesmo sinal e sofrem repulsão, indo bater na outra campânula com carga oposta. As bolinhas recebem agora carga de sinal contrário ao anterior e são repelidas... e assim sucessivamente. Se um dos pólos da máquina apresentar o potencial elétrico da Terra (zero, por convenção), a bolinha perderá, no contato com a campânula ao qual está ligado, toda sua carga elétrica ... e o sistema reinicia.

Com a carga de uma garrafa de Leiden, pode-se obter uma centena de “badaladas". O dispositivo põe em destaque a quantidade de carga elétrica armazenada na garrafa.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1